Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Coreógrafo Javier Martín estreia 'Método Negro' no sábado em Lisboa

O coreógrafo espanhol Javier Martín vai estrear, no sábado, em Lisboa, a peça "Método Negro", obra entre a dança, a performance e a instalação, anunciou o Teatro Ibérico, que acolhe o espetáculo.

Coreógrafo Javier Martín estreia 'Método Negro' no sábado em Lisboa
Notícias ao Minuto

21:00 - 07/09/18 por Lusa

Cultura Teatro

'Método Negro' estará em palco no sábado e no domingo, às 21h30, pela primeira vez em Portugal, depois de um ano de processo criativo que levou o artista a trabalhar entre Portugal, Espanha, Ucrânia e México.

Coreógrafo, dançarino e pesquisador, cuja carreira tem passado pelo desenvolvimento de novas linguagens corporais, Javier Martín criou agora uma "obra de ecos expressionistas, em que o performer viaja durante uma hora através de diferentes estados físicos e qualidades de movimento, interagindo com objetos e ações simbólicas".

A nova peça gira em torno das ideias de presença e ausência, do indivíduo e da multidão, da passagem do tempo e em como superar as estruturas formais que atravessam o nosso sistema cultural, para moldar novas sensibilidades.

Essencialmente, a criação circunscreve-se ao campo das artes do movimento, situando-se entre os processos de performance, instalação, ação contemporânea, dança e pesquisa.

A proposta artística "identifica e trabalha criticamente alguns dos sistemas assumidos pela ciência contemporânea e pela cultura popular geral do corpo e do movimento", o que Javier Martín chama de "metáforas performativas (como as técnicas)", segundo um texto sobre a peça.

A criação e interpretação é de Javier Martín, o conceito, cenografia e textos, do mesmo autor, o desenho de luz é de Octavio Mas, figurinos e trabalho plástico, de Marieta González e Manolo Cremallera, fotografia, de Carlos Bernar e Sara Roca, e vídeo, de Félix Fernández.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório