Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Inclusão: Candidaturas abertas a concurso internacional de fotografia

O prazo de candidatura à quinta edição do concurso internacional de fotografia 'A Inclusão na Diversidade', iniciativa que visa "combater os atos discriminatórios associados às diferenças", decorre até 15 de outubro, indicou hoje a organização.

Inclusão: Candidaturas abertas a concurso internacional de fotografia
Notícias ao Minuto

10:25 - 06/09/18 por Lusa

Cultura Plural&Singular

A iniciativa é da Plural&Singular, portal digital que pertence ao Núcleo de Inclusão, Comunicação e Média, em parceria com o Centro Português de Fotografia (CPF), local que acolhe a cerimónia de entrega de prémios a 03 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Em declarações à agência Lusa, uma das promotoras, Sofia Pires, contou que este concurso tem como inspiração a missão do Núcleo de Inclusão, Comunicação e Média, ou seja, "a convicção de que é através da comunicação e da informação que se promove a inclusão social, contribuindo para uma sociedade assente na diversidade e equidade".

"Pretendemos contribuir para a reflexão à volta do verdadeiro sentido de inclusão, confrontando os participantes com a pergunta: o meio que nos rodeia é caracterizado pela presença ou pela ausência da inclusão? E mais do que ganhar, o repto que lançamos é que registem a diversidade e nos contem a história através de imagens", disse Sofia Pires.

O concurso internacional de fotografia "A Inclusão na Diversidade" é de participação gratuita e destina-se a fotógrafos amadores ou profissionais, a título individual ou em representação de alguma instituição, conforme se lê no regulamento publicado no portal da Plural&Singular.

As candidaturas podem ser enviadas via correio postal ou eletrónico até 15 de outubro e como elementos do júri constam o fotojornalista do jornal PÚBLICO, Paulo Pimenta, bem como a técnica do CPF, Sónia Silva, somando-se nesta edição, como convidado, o arquiteto e deputado do Bloco de Esquerda, Jorge Falcato.

No total, nas quatro edições do "A Inclusão na Diversidade" realizadas até ao momento, a organização, recebeu quase quatro centenas de fotografias, sendo que no ano passado, cerca de metade das candidaturas foram oriundas de fora de Portugal.

"São bem-vindas todas as candidaturas e de todas as latitudes quer digam respeito à deficiência, quer à questão de género, orientação sexual, religião, raça e etnia, idade, enfim qualquer questão que dê lugar a atos discriminatórios associados às 'diferenças'. O objetivo é promover a reflexão e a discussão e todas as fotografias e candidaturas contam. Aliás, damos destaque no nosso 'site' não só aos vencedores, mas a todos os candidatos através das galerias anuais", completou Sofia Pires.

O Núcleo de Inclusão, Comunicação e Média é uma organização fundada em 2015, sedeada em Guimarães, distrito de Braga, e registada no Instituto Nacional de Reabilitação.

Além deste concurso de fotografia - e de gerir o portal noticioso Plural&Singular que soma à vertente jornalística a secção "Sexualidade&Afetos" com perguntas e respostas dadas por especialistas -, esta estrutura desenvolve outros projetos nomeadamente ligados aos cuidadores informais ou ao programa ERASMUS.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório