Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Música e circo acrobático no Festival Sete Sóis Sete Luas em Castro Verde

Um concerto do projeto Estrelas 7Sóis, um espetáculo de circo acrobático e pintura e pastelaria de Marrocos vão marcar o 26.º Festival Sete Sóis Sete Luas na vila de Castro Verde, entre sábado e dia 29 deste mês.

Música e circo acrobático no Festival Sete Sóis Sete Luas em Castro Verde
Notícias ao Minuto

17:02 - 04/09/18 por Lusa

Cultura Concerto

Segundo a Câmara de Castro Verde, no distrito de Beja, no Alentejo, as iniciativas, através do qual o município integra a rede do Festival Sete Sóis Sete Luas, que é dedicado às artes do Mediterrâneo e do mundo lusófono, são gratuitas e vão decorrer em vários espaços da vila.

O festival começa no sábado, às 21:30, no Cineteatro Municipal de Castro Verde, com o concerto do projeto Estrelas 7Sóis, uma produção original do Sete Sóis Sete Luas que é composta e resultou de uma residência artística realizada por cinco músicos de Brasil, Grécia e Portugal.

No concerto, o projeto vai interpretar "um programa musical único, que funde passado e futuro", numa "mistura" de sons de instrumentos que vêm da Idade Média com "elementos modernos transelectrónicos".

Os gregos Kristi Stassinopoulou (voz e "story telling") e Stathis Kalyviotis ("laouto" e "electronics"), os portugueses Fernando Meireles (bandolim e sanfona), Fernandito Meireles (violino), um "prodígio" com "apenas 11 anos", e o brasileiro Roberto de Mello (percussão), são os músicos que compõem o projeto.

Segue-se, no domingo, às 18:30, no Anfiteatro Municipal de Castro Verde, o espetáculo de circo acrobático "Triplette", da companhia francesa Les P'tits Bras, que faz "um tributo emocionante e pouco habitual aos loucos anos do circo dos anos 30" do século XX.

Nos dias 28 e 29, no Fórum Municipal de Castro Verde, entre as 17:00 e as 20:00, irá decorrer um laboratório de pastelaria marroquina, ministrado por Nádia El Firqi.

No último dia do festival em Castro Verde, dia 29, será inaugurada, às 18:00, uma exposição de obras do pintor marroquino Abdelkarim Elazhar, que, nos dias 28 e 29, entre as 10:00 e as 13:00, irá realizar um laboratório de pintura, no Fórum Municipal.

O Festival Sete Sóis Sete Luas deste ano é promovido por uma rede cultural composta por 30 cidades de dez países do mediterrâneo e do mundo lusófono onde decorre, nomeadamente Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Marrocos, Portugal e Tunísia.

O projeto estende-se com múltiplas iniciativas de Castro Verde a Alfândega da Fé, passando por Odemira, Elvas, Oeiras, Mafra, Ponte de Sor, Castelo Branco, Pombal e Vila do Porto, nos Açores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório