Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ministro da Cultura congratula tenor Luís Gomes por prémios no Operalia

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, congratulou hoje o tenor português Luís Gomes pela obtenção de dois prémios no concurso Operalia, que terminou no domingo, em Lisboa.

Ministro da Cultura congratula tenor Luís Gomes por prémios no Operalia
Notícias ao Minuto

16:21 - 03/09/18 por Lusa

Cultura Concurso

Luís Gomes venceu, no domingo, na categoria de zarzuela e recebeu o prémio do público para melhor voz masculina, no concurso internacional de canto lírico Operalia, fundado por Plácido Domingo em 1993, e que se realizou em Portugal pela primeira vez este ano.

"O ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, congratula o tenor Luís Gomes pelo Prémio Zarzuela ('ex-aequo' com Pavel Petrov) e o Prémio do Público para melhor voz masculina no Operalia, prestigiado concurso internacional de ópera que decorreu pela primeira vez em Portugal, no Teatro Nacional de São Carlos", pode ler-se no comunicado divulgado pelo Ministério da Cultura.

A nota do Governo realça que, "com dois prémios no Operalia 2018, o tenor Luís Gomes soma, assim, uma distinção de peso no seu já vasto e impressionante currículo".

O tenor português Luís Gomes estudou no Conservatório Nacional de Lisboa, na Escola Superior de Música de Lisboa e na Guildhall School of Music and Drama, em Londres, onde se licenciou em Canto e fez mestrado em Ópera.

Passou pela Royal Opera House e, em junho, estreou-se no palco do Teatro Nacional de São Carlos, em "La Traviata", com um papel que vai voltar a interpretar em outubro, no Coliseu do Porto.

O júri do concurso Operalia integrou, sobretudo, diretores-gerais de teatros internacionais de ópera, entre os quais Patrick Dickie (diretor artístico do S. Carlos), Anthony Freud (da Ópera Lírica de Chicago), Joan Marabosch (do Teatro Real de Madrid) e a soprano Marta Domingo, mulher de Plácido Domingo.

A primeira edição do Operalia realizou-se em 1993, em Paris, tendo já acontecido em cidades como Tóquio, Hamburgo, Budapeste, Milão, Moscovo, Pequim, Verona, Los Angeles, Cidade do México, Londres, Madrid e Guadalajara.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório