Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Grupo Dançando com a Diferença estreia 'Happy Island' na Suíça

O grupo Dançando com a Diferença vai estrear o espetáculo 'Happy Island' no dia 05 de setembro no Grütli - Centro de Produção e Difusão das Artes Performativas, em Genebra, na Suíça, integrando o Festival de La Batiê.

Grupo Dançando com a Diferença estreia 'Happy Island' na Suíça
Notícias ao Minuto

20:30 - 30/08/18 por Lusa

Cultura La Batiê

De acordo com o grupo, este trabalho resulta de uma coprodução com a companhia La Ribot e marca o início de uma digressão que conta com cinco espetáculos, até ao dia 9 de setembro, no GRÜTLI.

Depois de seis meses de residência artística na ilha da Madeira, e de longos períodos de trabalho com o elenco dos Dançando com a Diferença, "Happy Island" surge como fruto desta coprodução internacional com a companhia La Ribot, responsável pela criação desta obra.

"Happy Island" explora diversas áreas, desde a dança e a performance, com uma forte componente cinematográfica, em consonância com os elementos de artes plásticas trabalhados ao longo da exploração do movimento em cena.

La Ribot concebeu "um universo delirante de fantasia que se desenvolve em torno da singularidade e misticismo da Ilha da Madeira e seus habitantes. Um espaço (...) que tem as suas próprias regras, onde a diferença de cada um é o elemento que os reúne, e define o modo de viver em comunidade".

"Happy Island" cria uma narrativa onde as noções de ´kitsch´ se interligam com a criação de um espaço mitológico, sexual e cabarético, de acordo com a companhia.

Segundo Henrique Amoedo, diretor artístico do Dançando com a Diferença, citado no comunicado: "Todo o processo de criação foi muito gratificante e estimulante, tanto para os nossos intérpretes quanto para a La Ribot, que foi ao encontro da personalidade de cada um dos intérpretes da obra, e ao encontro da força que a ilha exerce em cada um como elementos para esta criação".

O responsável destacou ainda a forte presença das imagens da Madeira em cena, num filme da cineasta Raquel Freire, que acompanha toda a obra.

"Happy Island" teve antestreia na Região Autónoma da Madeira, no MUDAS - Museu da Arte Contemporânea da Madeira, residência artística dos Dançando com a Diferença.

Após a sua estreia em Genebra, esta obra continuará o seu período de circulação internacional, tendo previsto mais três espetáculos, de 10 a 14 de setembro, em Madrid, na Casa Escendida, integrando o IDEM 2018 - Festival Internacional de Artes Escénicas.

O espetáculo é uma produção do Dançando com a Diferença - Madeira e da La Ribot - Genebra, em coprodução com o Le Grütli, Festival La Bâtie, o pariense Centro Nacional da Dança e as Comemorações dos 600 anos do descobrimento da Madeira e do Porto Santo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório