Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Eduardo Lourenço candidato ao FIL de Literatura em Línguas Românicas

O escritor Eduardo Lourenço é um dos candidatos ao Prémio FIL de Literatura em Línguas Românicas, a ser entregue na Feira do Livro de Guadalajara, no México, que este ano tem Portugal como país convidado, foi hoje anunciado.

Eduardo Lourenço candidato ao FIL de Literatura em Línguas Românicas
Notícias ao Minuto

18:21 - 30/08/18 por Lusa

Cultura Prémios

A candidatura de Eduardo Lourenço, em 2018, ao prémio é uma iniciativa da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), em parceria com Camões -- Instituto da Cooperação e da Língua e com a Fundação Calouste Gulbenkian.

O prémio será entregue por ocasião da Feira Internacional do Livro (FIL) de Guadalajara, que este ano tem Portugal como país convidado de honra.

A candidatura de Eduardo Lourenço foi apoiada pelo colombiano Jerónimo Pizarro, especialista em Fernando Pessoa e em literatura portuguesa, que, na sua carta de apoio, considera que "não há outro ensaísta que tenha pensado tão a fundo toda a cultura portuguesa e que tenha feito desse pensamento continuo a sua vida".

Jerónimo Pizarro assinala que apenas com 20 anos, já Eduardo Lourenço era "um jovem crítico que queria entender todas as manifestações e idiossincrasias do seu tempo e do seu mundo que, ao longo dos anos, se foi expandindo em todas as latitudes".

O professor da Universidade de Los Andes, onde é titular da cátedra de Estudo Portugueses, recorda que Eduardo Lourenço reflete permanentemente, em profundidade e com ironia, sobre tudo o que o rodeia, sobre aquilo que lê e o que escuta.

"Se muitos o veem como um sábio, é porque tem a candura de uma criança aliada a um conhecimento muito vasto, pelo qual gosta de se mover, como ensaísta, com total liberdade. Lourenço reapresenta a mais alta liberdade de espírito e da palavra, e é um símbolo para todos aqueles que creem nas artes e na necessidade da crítica", afirma.

Jerónimo Pizarro considera ainda que todos os leitores regressam a Eduardo Lourenço, como se os seus livros tivessem atravessado certas fronteiras do tempo, e convida, todos aqueles que ainda não o fizeram, a ler "Pessoa Revisitado", mas também os volumes da "Heterodoxia".

"Contra ditaduras e pensamento monolítico, existem obras baluartes como as de Eduardo Lourenço. Que justo seria premiar essa obra e com ela o mundo da língua e cultura portuguesas", conclui.

Eduardo Lourenço é professor de Cultura Portuguesa em várias universidades estrangeiras, autor de numerosas obras de relevância internacional, traduzido em inúmeros países, e uma das mais características personalidades da cultura portuguesa.

"O Labirinto da Saudade: Psicanálise Mítica do Destino Português", "Nós e a Europa ou as Duas Razões", "Pessoa Revisitado" e "Fernando Rei da Nossa Baviera" são exemplos de obras em que "a sua inteligência e agudeza de espírito se encontram lado a lado com uma paixão por tudo aquilo que é português no seu sentido mais amplo", descreve a DGLAB.

"A sua noção de liberdade, a ironia com que aborda os assuntos mais sérios, a lucidez patente no que escreve e no que diz, fazem de Eduardo Lourenço uma das maiores autoridades morais no Portugal de hoje", acrescenta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório