Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Festival A Salto enche Elvas de arte a partir de sexta-feira

Dezasseis equipas artísticas constituídas por criadores de quatro nacionalidades vão participar no festival A Salto - Tomada Artística da Cidade de Elvas, a partir de sexta-feira, que visa dar a conhecer várias vertentes das artes.

Festival A Salto enche Elvas de arte a partir de sexta-feira
Notícias ao Minuto

10:00 - 30/08/18 por Lusa

Cultura Artes

Promovido pela Associação Cultural UmColetivo, a segunda edição deste festival que vai decorrer até domingo na cidade raiana de Elvas, no distrito de Portalegre, tem para mostrar ao público projetos de performance, artes plásticas, instalação, fotografia, teatro, cinema, música, entre outras manifestações artísticas.

Cátia Terrinca, da direção da UmColetivo, explicou hoje à agência Lusa que o festival reúne artistas de Portugal, Itália, Brasil e Cabo Verde, sendo o mesmo promovido em diversos espaços daquela cidade que, no dia-a-dia, "não são muito utilizados" pela comunidade.

"Há um processo de democratização da cidade, nós queremos devolver a cidade aos cidadãos, nós queremos que eles tenham o direito a vivê-la todos os dias", disse.

Através deste festival, a organização espera "ampliar" em Elvas a oferta de expressões artísticas plásticas e, sobretudo, performativas de cariz contemporâneo.

O A Salto- Tomada Artística da Cidade de Elvas tem ainda como "missão" conquistar um espaço de "interesse turístico e de revitalização" do tecido histórico e humano daquela região.

Considerando que o festival apresenta uma programação "eclética", Cátia Terrinca sublinha ainda que a organização tem desenvolvido ao longo dos tempos "um esforço" para que os projetos possam estar mais tempo em residência por Elvas.

"Há mais projetos em estreia, há mais projetos que estão a ser feitos mesmo de propósito para Elvas e que esperamos que sigam o seu rumo e que possam visitar outras cidades", acrescentou.

A Casa da Cultura, o Mercado da Casa das Barcas, a Torre Fernandina, a sinagoga ou o cine-teatro municipal são alguns dos 16 lugares que vão servir de palco naquela cidade alentejana para acolher este festival.

Além do município, são parceiros do A Salto a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Fundação Inatel e a Delta Cafés.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório