Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Filmes com produção portuguesa selecionados para prémios de cinema Fénix

Seis filmes de ficção e um documentário de produção ou coprodução portuguesa figuram na lista dos pré-selecionados dos prémios ibero-americanos de cinema Fénix, hoje divulgada, cujos vencedores serão anunciados em novembro no México.

Filmes com produção portuguesa selecionados para prémios de cinema Fénix
Notícias ao Minuto

19:29 - 28/08/18 por Lusa

Cultura México

'Zama', de Lucrecia Martel, 'Chuva é cantoria na aldeia dos mortos', de João Salaviza e Renée Nader Messora, 'Praça Paris', de Lúcia Murat, 'Milla', de Valérie Massadian, 'Mariphasa', de Sandro Aguilar, e 'Diamantino', de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, estão entre as 66 longas-metragens de ficção na lista dos 93 filmes, de 21 países, pré-selecionados para o festival, anunciada hoje pela organização em conferência de imprensa, na Cidade do México.

Entre os 27 documentários pré-selecionados está 'O termómetro de Galileu', de Teresa Villaverde.

Dos sete filmes, apenas 'Mariphasa' e 'O termómetro de Galileu' são exclusivamente de produção portuguesa, segundo a página dos prémios Fénix.

Do Brasil foram pré-selecionados 19 filmes, incluindo quatro que têm coprodução com Portugal: 'Zama', 'Chuva é cantoria na aldeia dos mortos', 'Diamantino' e 'Praça Paris'.

A lista dos 19 filmes brasileiros pré-selecionados inclui os documentários 'O Processo', de Maria Augusta Ramos (premiado em maio no IndieLisboa), 'Baronesa', de Juliana Antunes (também premiado em maio no IndieLisboa), e 'Bixa Travesty', de Claudia Priscilla e Kiko Goifman (filme que vai encerrar a edição deste ano do Queer Lisboa - Festival Internacional de Cinema Queer, que decorre em setembro).

Os prémios de cinema ibero-americano Fénix são uma iniciativa da associação Cinema23, para 'reconhecer e celebrar o trabalho de quem se dedica ao cinema na América Latina, em Espanha e Portugal'.

A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 7 de novembro no Teatro da Cidade do México.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório