Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Perto de 40 atividades marcam XX Festa do Teatro que começa em Setúbal

Temas ligados ao feminino marcam a XX Festa do Teatro que começa hoje, em Setúbal, e que ao longo de 11 dias leva a esta cidade 38 atividades, 31 dos quais espetáculos.

Perto de 40 atividades marcam XX Festa do Teatro que começa em Setúbal
Notícias ao Minuto

06:12 - 23/08/18 por Lusa

Cultura Eventp

Um apontamento musical com Teresa Gabriel e a estreia de "Ah! Minha Dinamene!", a primeira de duas novas produções que a companhia anfitriã do certame -- o Teatro Estúdio Fontenova - apresenta nesta edição da festa, constam da abertura do certame, que termina a 02 de setembro.

À noite, no Fórum Municipal Luísa Todi, os espanhóis de La Compañia Albadulake, com a peça "Las expertas", dão o pontapé de saída da secção oficial de peças a concurso.

Ao todo, a XX Festa do Teatro apresenta 15 peças na secção oficial a concurso, oito na secção Mais Festa a concurso e outras tantas na secção Mais Festa extra concurso, segundo o diretor do Festival e do Teatro Estúdio Fontenova, José Maria Dias.

Setenta mil euros para "cachets e custos efetivos do festival" -- 30.000 euros provenientes da Câmara de Setúbal, coorganizadora da iniciativa, e 40.000 provenientes do Programa de Apoio Sustentado da Direção-Geral das Artes -- é o orçamento da XX festa, acrescentou.

Aos 70.000 euros acrescem ainda os custos de vencimentos das cinco pessoas contratadas a tempo inteiro desde o início de maio passado e as sete contratadas a tempo inteiro desde o início deste mês e que se manterão até ao final do certame, frisou.

Ao final da noite, no auditório da escola secundária Sebastião da Gama, os Yellow colective, um grupo composto por portugueses, espanhóis e belgas apresentam "We do not know how to dance", a primeira de oito peças extra concurso na secção Mais Festa.

Um concerto de encerramento, uma mostra de curtas-metragens, conversas de teatro, duas exposições -- uma individual e uma coletiva -, oficinas de trabalho e residências artísticas constam também do programa da festa.

Mais de 20 anos depois da primeira edição, realizada em 1995, a XX Festa do Teatro apresenta uma programação com "mais do triplo dos espetáculos e atividades" da primeira edição, como refere o diretor da companhia anfitriã na mensagem do festival.

Em declarações à Lusa quando da apresentação da festa, José Maria Dias sublinhou ainda o reforço da presença de companhias estrangeiras, sobretudo brasileiras e espanholas, nesta edição, uma consequência direta de terem conseguido financiamento do Programa de Apoio Sustentado da DGARtes.

Escola Secundária Sebastião da Gama, forte de S. Filipe, Fórum Municipal Luísa Todi, Largo do Sapalinho, Parque do Bonfim, Praça do Bocage, Parque Urbano da Albarquel e Casa da Cultura de Setúbal são os locais onde decorre a XX Festa do Teatro, que termina a 02 de setembro, com uma festa com música, pelos Alta Cena, em frente à Casa da Cultura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório