Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Companhia de Dança de Évora leva 'Tristão e Isolda' a Copenhaga

A Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) vai apresentar a sua mais recente criação, 'Tristão e Isolda', da coreógrafa Nélia Pinheiro, em Copenhaga, na Dinamarca, a 15 e 16 de setembro, revelou hoje o grupo.

Companhia de Dança de Évora leva 'Tristão e Isolda' a Copenhaga
Notícias ao Minuto

14:06 - 17/08/18 por Lusa

Cultura Posthus Teatret

A coreografia, segundo a companhia de dança, vai subir ao palco do Posthus Teatret, na capital dinamarquesa.

"Tristão e Isolda" é a mais recente criação de Nélia Pinheiro e resulta de uma encomenda da Câmara de Castelo Branco, à qual se juntou a CDCE como entidade coprodutora.

Estreada a 12 de maio, precisamente em Castelo Branco, a coreografia é dançada em formato de dueto, pela própria Nélia Pinheiro e pelo bailarino Gonçalo Andrade, e conta com excertos musicais de Wagner, articulados com a música original criada pelo compositor César Viana.

A criação, segundo a CDCE, "desenvolve uma proposta de linguagem multidisciplinar entre a dança, o teatro, a arquitetura de cena e temas que potenciam um discurso contemporâneo sobre a condição humana".

"Embora acolha o título da ópera de Wagner e se inspire nos momentos marcantes do 'libreto', não é uma revisitação do clássico da ópera", assinalou a companhia.

O projeto desenvolve antes "uma viagem sensorial própria, no mito, fora da narrativa convencional" e que tem como "indutores as grandes questões" abordadas no clássico de Wagner e que interessam à coreógrafa trabalhar na atualidade, como "a irracionalidade, o desejo, a dependência do ser humano perante o amor, a mulher".

"A criação observa o corpo feminino como território de expressão, como catalisador de pulsões, reservatório de memórias das diversas partes que o constituem, no vislumbre de uma anatomia onde o gesto surge ligado às onomatopeias, à memória visual, tátil e emocional", resumiu a CDCE.

A coreografia conta com figurinos da autoria de José António Tenente, enquanto a cenografia e adereços de cena são "assinados" pelo cenógrafo Pedro Crisóstomo e o desenho de luz está a cargo do iluminador Nuno Meira.

Os espetáculos em Copenhaga são promovidos pelo Posthus Teatret, com o apoio da Embaixada de Portugal na Dinamarca e do Instituto Camões.

Antes de rumar à capital dinamarquesa, a criação vai ser apresentada em Oeiras, distrito de Lisboa, a 08 de setembro, no âmbito do Festival Multidisciplinar, nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, numa iniciativa promovida pela câmara local.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório