Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Salomão Soares, SF Jazz Collective e Julia Biel no Caldas Nice Jazz

O brasileiro Salomão Soares, o grupo norte-americano SF Jazz Collective e a britânica Julia Biel vão estar no Festival Internacional de Jazz de Caldas da Rainha, entre 13 de outubro a 03 de novembro, anunciou hoje a organização.

Salomão Soares, SF Jazz Collective e Julia Biel no Caldas Nice Jazz
Notícias ao Minuto

19:30 - 16/08/18 por Lusa

Cultura Leiria

"O programa mantém uma amostra de estilos, que são essenciais para uma perceção do universo de influências que o Jazz possui e proporciona, assim como novas correntes", resumiu à agência Lusa Carlos Mota, diretor do festival Caldas Nice jazz e do Centro Cultural e de Congressos (CCC) de Caldas da Rainha, no distrito de Leiria.

Os concertos no palco principal do CCC estão concentrados entre 25 de outubro e 03 de novembro e arrancam com a Orquestra Jazz de Matosinhos, que promete revisitar o repertório da história do jazz entre 1925 e 1955, quando as orquestras animavam os principais espaços de diversão noturna.

Num concerto comentado pelo crítico Manuel Jorge Veloso, a Orquestra Jazz de Matosinhos interpreta peças de músicos como Duke Ellington, Count Basie, Benny Goodman ou Dizzy Gillespie.

No dia seguinte, atua o trio de Salomão Soares, que é considerado um dos novos talentos atuais entre os pianistas brasileiros e que, em 2017, conquistou o primeiro prémio do MIMO Festival, no Brasil, e foi finalista no Festival Internacional de Piano de Montreux, na Suíça.

A 27 de outubro, é a vez do grupo norte-americano SF Jazz Collective, que é composto por oito dos considerados melhores artistas e compositores de jazz da atualidade. Este grupo multipremiado promete percorrer grande parte do repertório de Miles Davis, mas traz também composições originais.

O ritmo de concertos é retomado a 01 de novembro, com o trio do britânico Matt Chandler, que traz um estilo que vai do jazz ao punk e do folk à eletrónica.

No dia seguinte, atua Julia Biel, que se prepara para o terceiro disco de originais e que foi considerada pelo The Independent a "melhor vocalista britânica da época".

Os concertos no palco principal do CCC encerram com Alfa Mist Trio, grupo inglês que mistura jazz, hip hop e soul e que lançou o álbum "Antiphon".

Os bilhetes para cada concerto variam entre os dez e os 20 euros. Os espectadores podem adquirir o passe para os seis concertos por 70 euros (ou 50 euros até ao final deste mês).

Durante quase um mês, o Caldas Nice Jazz leva concertos gratuitos a vários espaços das freguesias e da cidade de Caldas da Rainha, bem como ao Fólio - Festival Literário de Óbidos.

Durante os dias do festival, o CCC tem patente uma exposição sobre os 100 anos do jazz em Portugal, comissariada pelo investigador João Moreira dos Santos.

A mostra conta a história de um género musical cujos primeiros ecos chegaram ao país em 1916/17 e que se cruzou com figuras da cultura nacional como Ferreira de Castro, Almada Negreiros ou António Lopes Ribeiro.

O festival promove, pela primeira vez, 'masterclasses' de guitarra jazz pelo britânico Matt Chandler, e ainda concertos por filarmónicas locais no âmbito do programa "As filarmónicas também tocam jazz", tertúlias sobre jazz, atuação de DJ, provas de vinhos e venda de música para colecionadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório