Meteorologia

  • 14 NOVEMBRO 2018
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 21º

Edição

Lenda de amor proibido inspira aldeia histórica de Castelo Rodrigo

A lenda sobre o amor proibido entre um cavaleiro cristão e a filha de um judeu inspira a festa que nos dias 31 de agosto e 01 de setembro vai realizar-se na aldeia histórica de Castelo Rodrigo.

Lenda de amor proibido inspira aldeia histórica de Castelo Rodrigo
Notícias ao Minuto

19:00 - 16/08/18 por Lusa

Cultura Iniciativa

"O caso de amor entre um cavaleiro cristão e a linda filha de um rico judeu, que se refugiou em Castelo Rodrigo", Ofa de seu nome, é "o mote para uma festa inesquecível, que vai acontecer na aldeia histórica de Castelo Rodrigo", no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, no interior norte do distrito da Guarda, anunciou a Aldeias Históricas de Portugal - Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP-ADT).

Ofa, "a linda filha de um rico judeu" da lenda, sugeriu, entretanto, o nome da Marofa, serra integrada essencialmente no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e na qual se passou a 'estória' que sugere os dois dias de festa, denominada 'A lenda da Marofa'.

Com acesso gratuito e um programa "repleto de animação, que inclui teatro, música, visitas guiadas, gastronomia e fotografia", a festa pretende celebrar as origens e tradições desta aldeia histórica, "oferecendo assim aos seus visitantes uma oportunidade única de conhecer Castelo Rodrigo em todo o seu esplendor e conviver com as suas acolhedoras gentes", afirma a Aldeias Históricas de Portugal.

Com "977 metros de altitude máxima", a serra da Marofa oferece "paisagens a perder de vista e é um dos cartões-de-visita de Castelo Rodrigo", sustenta a associação, considerando que "a beleza da aldeia histórica e da serra não deixa ninguém indiferente".

Por isso, um dos destaques de 'A lenda da Marofa' é "um 'tour' fotográfico, na sexta-feira [31 de agosto], depois do qual cada fotógrafo selecionará um conjunto de fotografias que serão de imediato impressas e expostas", explica a ATP-ADT, que promove a iniciativa em conjunto com o município de Figueira de Castelo Rodrigo e com o apoio de fundos comunitários, através do programa Centro 2020 (no âmbito do quadro comunitário Portugal 2020) e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A associação Aldeias Históricas criou para esta ocasião "um pacote especial de alojamento" para quem "quiser aproveitar e ficar mais dias na região para conhecer as restantes aldeias históricas de Portugal".

'A lenda da Marofa' integra-se no ciclo '12 em rede/Aldeias em festa', que termina em dezembro deste ano e integra ainda eventos em Castelo Mendo (14 e 15 de setembro), Trancoso (05 a 07 de outubro), Idanha-a-Velha (01 a 04 de novembro), Monsanto (9 a 11 de novembro) e Belmonte (07 a 09 de dezembro).

"Música, gastronomia, animação de rua, história e estórias, oficinas" e muita festa são "os traços comuns que ligam" neste ciclo as 12 Aldeias Históricas de Portugal, "cada uma com a sua personalidade característica e singular, mas que em conjunto oferecem experiências únicas a quem as visita", sustenta a associação.

"Como ponto de partida" do ciclo '12 em Rede/Aldeias em festa' está "sempre algo que pertence à memória coletiva de cada aldeia" (uma personagem, uma lenda, um conto tradicional, um acontecimento histórico ou um elemento patrimonial, por exemplo), acrescenta.

São esses "símbolos distintivos e únicos, intimamente ligados a cada aldeia, que se transformam em programas com múltiplos pontos de interesse, capazes de criar recordações inesquecíveis" nos habitantes e visitantes das aldeias históricas, conclui a associação.

Criada em 2007, a AHP-ATD "tem como objetivo promover o desenvolvimento turístico da Rede Aldeias Históricas de Portugal", que integra Almeida, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Linhares da Beira, Marialva, Sortelha e Trancoso, no distrito da Guarda, Belmonte, Castelo Novo, Idanha-a-Velha e Monsanto (Castelo Branco) e Piódão (Coimbra), distribuídas por dez municípios.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório