Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Fanfarras e artes circenses animam ruas de Tomar

Animações de rua, artes circenses, artes plásticas e fanfarras integram o 'Fanfarrão', festival de artes de rua que vai decorrer na cidade de Tomar entre os dias 16 e 18 de agosto.

Fanfarras e artes circenses animam ruas de Tomar
Notícias ao Minuto

18:09 - 15/08/18 por Lusa

Cultura Santarém

Com entrada livre em todos os concertos e espetáculos de rua, o objetivo da iniciativa, que decorre ao longo de três dias no centro histórico da cidade, na Praça da República e no jardim junto ao Parque Infantil de Tomar, é "conferir animação e um maior usufruto dos espaços públicos a turistas e residentes", disse hoje à Lusa a presidente daquele município do distrito de Santarém.

"Esta é a segunda edição do Fanfarrão e este ano alargamos o festival a mais espaços da cidade, visando o enriquecimento musical e cultural da cidade de Tomar e dos tomarenses, mas também dos milhares de turistas que nos visitam e que procuram um turismo também de experiências", afirmou Anabela Freitas, relativamente ao evento cultural.

Para a autarca, "é isso que este festival também proporciona: interação entre residentes, turistas e músicos, e o possibilitar o alargar da oferta cultural e o usufruto das nossas praças e centro histórico com animação diversificada e de qualidade".

Questionada sobre os fluxos de turistas à cidade templária, Anabela Freitas disse que o ano 2017 foi "um ano excecional", tendo feito notar que os números deste ano "estão em linha com os de 2016".

Segundo a presidente da Câmara de Tomar, "a divisão entre época alta e época baixa ao nível de turistas tem-se vindo a esbater", dando conta que "desde fevereiro que Tomar recebe sempre muitos turistas e com registos de duas a três pernoitas na cidade" e na região envolvente.

O Fanfarrão, que tem em vista o enriquecimento musical e cultural da cidade de Tomar, apresenta espetáculos com artistas regionais e nacionais, como Kumpania Algazarra, Desbundixie, Farratuga, Drama & Beiço, Irmãos Esferovite, Osmavat, Bizu Coolective e Mimos Dixie Band, entre muitos outros.

A iniciativa é do município de Tomar, em parceria com as associações culturais Drama & Beiço e Canto Firme.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório