Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

'O Caderno Negro' selecionado para Festival de Cinema de Toronto

A longa-metragem "O Caderno Negro", uma coprodução luso-francesa realizada por Valeria Sarmiento e produzida por Paulo Branco, vai ser apresentada em estreia mundial na secção de cinema internacional contemporâneo do Festival de Toronto (Canadá), foi hoje anunciado.

'O Caderno Negro' selecionado para Festival de Cinema de Toronto
Notícias ao Minuto

20:00 - 14/08/18 por Lusa

Cultura Curta-metragem

O filme da realizadora chilena é inspirado na obra 'Livro Negro de Padre Dinis', de Camilo Castelo Branco, com argumento de Carlos Saboga, e foi um dos 48 selecionados deste ano para a secção 'World Contemporary Cinema', no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF, na sigla inglesa), que decorre entre 06 e 16 de setembro.

Em comunicado, o festival afirma que o programa deste ano apresenta filmes 'luminosos' de 30 países - com uma forte presença da América Latina e da Europa de Leste - contando histórias de identidade, descrevendo dinâmicas familiares e fazendo declarações políticas ousadas.

'Cada filme do 'Contemporary World Cinema' oferece um instantâneo do mundo e mostra a importância de uma produção global atraente', disse Kerri Craddock, diretora de Programação do TIFF, acrescentando que 'juntos, os filmes expõem a verdade, abrem fronteiras e cativam o público com as suas histórias profundas e fortalecedoras.'

'O Caderno Negro' também irá participar na edição deste ano do Festival San Sebastián, em Espanha, que terá lugar entre 21 e 29 de setembro, onde concorre ao grande prémio.

O filme conta a história de um casal que, em pleno século XVIII, viaja de Roma a Paris, de Lisboa a Londres, e de Parma a Veneza, fazendo do espectador testemunha de 'tenebrosas intrigas no Vaticano, a angústia de uma paixão fatal, um funesto duelo, a galanteria na corte de Versalhes, as convulsões da Revolução francesa e a ascensão do general Bonaparte', segundo a sinopse do filme.

A coprodução é assinada pela Leopardo Filmes e pela Alfama Films, em associação com a francesa CB Partners e APM Produções.

Em Toronto vai também estar o filme 'Diamantino', de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, que terá a sua estreia norte-americana, ao encerrar o programa da secção 'Midnight Madness'.

A organização do TIFF destaca que várias das 'impressionantes' 27 estreias mundiais do programa são de veteranos do TIFF, como é o caso de 'Belmonte', do uruguaio Federico Veiroj, 'The Other Story', do israelita Avi Nesher, 'Stupid Young Heart', da realizadora finlandesa nomeada para Óscar Selma Vilhunen, 'Quién te Cantará', do espanhol Carlos Vermut, e 'Look at Me', do realizador Nejib Belkadhi, da Tunísia.

O programa também destaca seleções de filmes que já cativaram audiências em todo o mundo este ano, como 'I Do Not Care If We Go Down In History As Barbarians', do realizador romeno Radu Jude, 'Birds of Passage', pela dupla de realizadores colombianos Cristina Gallego e Ciro Guerra, e ainda 'Border', do iraniano Ali Abbasi.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório