Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Feira de Agosto em Grândola aposta no setor da vinha e do vinho

Mais de 100 mil visitantes são esperados, em Grândola, durante a Feira de Agosto, que aposta, este ano, no setor da vinha e do vinho para "promover uma atividade em franca expansão", disse hoje o presidente do município.

Feira de Agosto em Grândola aposta no setor da vinha e do vinho
Notícias ao Minuto

13:32 - 14/08/18 por Lusa

Cultura Certame

Em declarações à agência Lusa, António Figueira Mendes indicou que o certame, a realizar entre os dias 23 e 27 deste mês, no parque de feiras e exposições de Grândola, no distrito de Setúbal, "vai ser dedicado à vinha e ao vinho", numa parceria entre a câmara e a Associação de Produtores de Vinhos da Costa Alentejana.

"Vamos criar uma zona, entre os pavilhões, dedicada exclusivamente à vinha e ao vinho, com mostras de vinhos dos vários produtores da região, uma exposição permanente sobre a história da vinha no concelho de Grândola e um colóquio sobre o futuro do setor", sublinhou o autarca.

Antiga base da economia local, durante o século XIX e início do século XX, o setor vitivinícola voltou a crescer no concelho, nos últimos anos, com a concretização de vários investimentos que fizeram aumentar a área de plantação de vinhas.

"Já temos para cima de 100 hectares de vinhas dispersas por todo o concelho e continuam a ser plantadas mais com vinho de muito boa qualidade", disse António Figueira Mendes, mostrando-se convicto de que, apesar da sazonabilidade, "a produção de vinho vai ter, no futuro, algum peso na economia local e no emprego".

Com cerca de 410 expositores das mais variadas áreas da economia regional, feira franca, tasquinhas com a gastronomia local e uma zona de diversões, a organização espera "ultrapassar a fasquia dos 100 mil visitantes".

"Com o clima que temos este ano e com o desenvolvimento que está a acontecer em Grândola na área do turismo, creio que vamos ultrapassar esta fasquia dos 100 mil visitantes, graças ao cartaz musical que de certo vai trazer muita gente", referiu o presidente da câmara, que investe "cerca de 400 mil euros" no certame.

Segundo o autarca, a exposição das entidades privadas e públicas nos pavilhões "também vai ser melhorada" com destaque para a Lauak, empresa de componentes para a aeronáutica, que "vai ter um simulador para que as pessoas possam ter a experiência de pilotar um avião" durante os cinco dias da feira.

Além da área de expositores, o recinto da feira conta ainda com uma zona de venda e exposição de artesanato, uma Praça Rural para exposição de gado, um picadeiro onde se realizam provas de hipismo, equitação, agility e um festival hípico, além da tradicional corrida de toiros.

Diogo Piçarra (dia 23), Áurea (25), Virgul (26) e Amor Electro (27) são os artistas que vão passar pelo palco principal do certame, que, este ano, aposta ainda na atuação dos dj Ride e Diego Miranda, na noite de 24.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório