Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Salaviza e Renée Nader Messora vencem melhor filme em festival de Lima

O filme 'Chuva é cantoria na aldeia dos mortos', de João Salaviza e Renée Nader Messora, venceu o prémio de melhor obra de ficção do Festival de Cinema de Lima, no Peru, anunciou hoje a organização.

Salaviza e Renée Nader Messora vencem melhor filme em festival de Lima
Notícias ao Minuto

22:43 - 12/08/18 por Lusa

Cultura Cinema

O filme, que já havia recebido o prémio especial do júri da secção 'Un Certain Regard' no Festival de Cannes, ganhou ainda a distinção por melhor fotografia.

O 22.º Festival de Cinema de Lima contou ainda com a presença de outro português - o produtor Paulo Branco -- enquanto homenageado.

A produtora portuguesa Karõ Filmes realçou, em comunicado, que "'Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos' irá ser exibido em dezenas de festivais internacionais nos próximos meses" e tem estreia comercial em Portugal, França e Brasil prevista para o primeiro trimestre do próximo ano.

O filme foi rodado durante nove meses, em 16mm, sem equipa, na aldeia Pedra Branca, no estado de Tocantins, no Brasil.

"Não há espíritos ou cobras esta noite e a floresta em redor da aldeia está sossegada. Ihjãc, de 15 anos, tem pesadelos desde que perdeu o pai. É um Krahô indígena do norte do Brasil. Ihjãc caminha pela escuridão, o seu corpo suado move-se com receio. Um cântico distante atravessa as palmeiras. A voz de seu pai chama por ele através da cascata: é hora de organizar o festim funerário para que o espírito possa partir para a aldeia dos mortos. O luto deve cessar", pode ler-se na sinopse disponibilizada pelo festival de Cannes.

O texto acrescenta: "Negando o seu dever e para poder escapar ao processo crucial de se tornar um xamã, Ihjãc foge para a cidade. Longe do seu povo e da sua cultura, enfrenta a realidade de ser um indígena no Brasil contemporâneo".

'Chuva é cantoria na aldeia dos mortos' foi produzido por Ricardo Alves Jr. e Thiago Macêdo Correia, da produtora Entre Filmes, sediada em Minas Gerais, em coprodução com a portuguesa Karõ Filmes e com a Material Bruto, de São Paulo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório