Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Francisco José Viegas diz que Naipaul era "um grande, grande autor"

O editor Francisco José Viegas considerou hoje o escritor V.S. Naipaul, que morreu no sábado e foi Nobel da Literatura em 2001, "um grande, grande autor" e "um homem livre, de mau feitio e grande inteligência".

Francisco José Viegas diz que Naipaul era "um grande, grande autor"
Notícias ao Minuto

15:54 - 12/08/18 por Lusa

Cultura Prémios

Francisco José Viegas utilizou a rede social Twitter para elogiar o escritor britânico de ascendência indiana, que morreu no sábado, em Londres, aos 85 anos.

"Morreu Sir V.S. Naipaul. Um grande, grande autor. Um homem livre, de mau feitio, de grande inteligência, que gostava muito de Portugal. Ser seu editor foi uma experiência maravilhosa", escreveu o ex-secretário de Estado da Cultura e editor da Quetzal.

Francisco José Viegas destaca os romances "A Curva no Rio", "Uma Casa para Mr. Biswas", "Um Estado Livre" e "O Enigma da Chegada" entre as obras mais aclamadas de Naipaul.

Naipaul foi publicado pela primeira vez em Portugal em 1989, com o livro "Uma casa para Mr. Biswas", pela D. Quixote.

Após receber o Prémio Nobel em 2001 foram publicados em Portugal os livros "Uma vida pela metade", que atingiu quatro edições, "Miguel Street", "Num país livre", "Para além da crença" e "Sementes mágicas", também pela editora D. Quixote.

Em 2011 passou a ser editado pela Quetzal, que reeditou vários livros que já tinham saído e publicou "A máscara de África", "O enigma da chegada" e uma nova tradução de "In a free state".

Naipaul foi agraciado com o Nobel da Literatura em 2001 por ter "uma narrativa percetiva unida e um escrutínio incorruptível em trabalhos que nos obrigam a reparar na presença de histórias reprimidas".

A sua obra explorava o colonialismo e a descolonização, o exílio e as lutas do homem comum num mundo em desenvolvimento - temas que ecoam as suas origens e a sua trajetória.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório