Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Museu nos Açores ensina jovens a sobreviver

Aprender a lavar roupa, estender ou organizar gavetas e roupeiros são alguns dos objetivos do curso gratuito de sobrevivência para jovens, que o Museu de Angra do Heroísmo, nos Açores está a levar a cabo.

Museu nos Açores ensina jovens a sobreviver
Notícias ao Minuto

11:51 - 13/09/13 por Lusa

Cultura Curso

“Estão a participar dez jovens, com idades próximas do ensino superior. Naturalmente são jovens que se ausentam da casa dos pais para estudarem e sentem a necessidade de pelo menos saberem tratar da sua roupa, saberem sobreviver”, afirmou à Lusa Jorge Bruno, diretor do Museu de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

Esta é já a segunda edição do curso de sobrevivência para jovens que o Museu de Angra promove este ano e que resultou do programa de dinamização da exposição “Aparência e quotidiano”, patente em abril, que fazia uma leitura da evolução dos trajes e aparência ao longo dos séculos XIX e XX.

A seleção de programas e detergentes adequados à lavagem de determinadas peças à mão e à máquina, a rentabilização do estendal e a organização de gavetas e roupeiros são alguns dos conteúdos lecionados neste curso prático, “muito procurado por rapazes”.

“Procuramos transmitir alguns saberes tradicionais, como, por exemplo, preparar a roupa para a lavagem à mão ou à máquina, retirar nódoas, selecionar os detergentes, depois programar a máquina para lavar roupa mais suja ou não”, referiu Jorge Bruno, que se mostra satisfeito com o sucesso que a iniciativa está a ter junto dos jovens da Terceira.

A formação, que decorre em parceira com uma empresa local de venda de eletrodomésticos, está a cargo das técnicas do Museu de Angra e também dos vendedores das máquinas de lavar roupa.

“É uma ideia original, que surgiu no contexto daquela exposição, mas é possível, sempre que haja uma solicitação, um grupo que revele interesse em torno da realização de um 'workshop' dessa natureza, nós podemos reeditá-lo”, disse o diretor do museu, acrescentando que depois de duas edições não há, para já, mais nenhuma agendada.

Para Jorge Bruno “nos dias que correm os jovens têm de estar preparados para enfrentar as solicitações do dia a dia”, alegando que ao ficarem habilitados para este tipo de trabalho doméstico “conseguiram poupar algum dinheiro”.

A segunda edição do curso de sobrevivência para jovens termina no sábado, pelas 18:30.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório