Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Poesia completa de Mário-Henrique Leiria publicada num só volume

A poesia completa de Mário-Henrique Leiria está disponível pela primeira vez num único volume, incluindo textos até agora inéditos, organizado pela maior especialista na obra daquele que é considerado um dos nomes do surrealismo português.

Poesia completa de Mário-Henrique Leiria publicada num só volume
Notícias ao Minuto

11:30 - 11/08/18 por Lusa

Cultura Autor

Este é o segundo de três volumes que reúnem a obra completa de Mário-Henrique Leiria e que a editora E-Primatur está a publicar.

"Obras Completas de Mário-Henrique Leiria Volume II -- Poesia" (1923-1980) recolhe a poesia completa do escritor surrealista, mais de metade da qual são textos inéditos e outros nunca antes compilados em livro, segundo o editor, Hugo Xavier.

A obra poética de Mário-Henrique Leiria é diversa e experimentalista, como o próprio autor, cobrindo diversos estilos e tipos de poesia.

"Muitos dos textos são, autenticamente, contos em forma de poema", descreve a editora.

A edição da obra integral do escritor surrealista foi proposta à editora e preparada por Tania Martuscelli, crítica de literatura e de arte, professora da Universidade do Colorado/Boulder (EUA) e a maior especialista na obra de Mário-Henrique Leiria.

Para organizar "de forma sistemática e coerente" esta obra, Tania Martuscelli recolheu todos os textos constantes do espólio do autor e em vários outros materiais dispersos.

O primeiro livro, "Ficção -- Obras Completas, Volume I", editado em abril de 2017, coligiu os míticos volumes "Contos do Gin-Tonic" e "Novos Contos do Gin" juntamente com outros contos dispersos e inéditos, uma novela, teatro, guiões e uma banda desenhada.

Mário-Henrique Leiria estreou-se individualmente em livro com os "Contos do Gin Tónico", em 1973, mais de 20 anos depois de ter começado a participar nas manifestações públicas e coletivas do Grupo Surrealista Dissidente, do qual faziam parte outros vultos daquela corrente artística, como Mário Cesariny ou António Maria Lisboa.

No ano seguinte, publicou "Novos Contos do Gin", e estes dois volumes acabariam por fazer de Mário-Henrique Leiria um dos autores surrealistas portugueses de culto, tendo somado várias reedições.

Depois deste segundo volume, com a poesia completa do autor, a E-Primatur está já a preparar o terceiro e último livro, que encerra a publicação da sua obra integral, com "Dispersos" e "Correspondência", que deverá ser publicado em abril de 2019.

Esta não é a primeira incursão da editora na obra de Mário-Henrique Leiria: já em 2016 publicara, pela primeira vez desde as edições originais, quatro livros coligidos numa só obra intitulada "Casos de Direito Galático e Outros Textos Esquecidos".

Neste livro estão reunidas as coleções de poesia "A Imagem Devolvida" (1975), com ilustrações originais de Cruzeiro Seixas, e "Lisboa em Voo de Pássaro" (1979), com fotografias de João Freire, os contos "Casos de Direito Galático" (1975), também com ilustrações de Cruzeiro Seixas, a obra gráfica composta por fotografias e o texto manuscrito "Conto de Natal para Crianças", e o começo da novela em fragmentos "O Mundo Inquietante de Josela".

Mário-Henrique Leiria nasceu em Cascais em 1923 e estudou na Escola Superior de Belas Artes, tendo sido expulso em 1942 por motivos políticos.

Participou nas atividades do Grupo Surrealista de Lisboa, do qual saiu em dissidência, para formar mais tarde, juntamente com Mário Cesariny, Cruzeiro Seixas, Pedro Oom, António Maria Lisboa e Carlos Eurico da Costa, entre outros, os "Surrealistas", que se apresentavam com um "anti-grupo.

Foi preso pela PIDE e acabou por se exilar, em 1962, no Brasil, onde desenvolveu várias atividades, entre as quais a de encenador e de diretor literário da Editora Samambaia.

Em 1970 regressou a Portugal, onde colaborou em vários jornais, com pequenos contos.

Teve um final de vida difícil, a viver em casa mãe, na pobreza e com uma doença óssea degenerativa. Morreu em 1980, aos 57 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório