Meteorologia

  • 12 DEZEMBRO 2018
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 13º

Edição

Museu de Lamego dedica ciclo de cinema a Ingmar Bergman

O Museu de Lamego vai este mês prestar homenagem ao cineasta Ingmar Bergman (na imagem numa foto de arquivo da Reuters de 1957), através de um ciclo de cinema, no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento.

Museu de Lamego dedica ciclo de cinema a Ingmar Bergman
Notícias ao Minuto

15:33 - 10/08/18 por Lusa

Cultura 7ª Arte

A partir de domingo, e até 24 de agosto, haverá cinema todos os dias, num total de 13 filmes. Naquela que é a sexta edição, o Ciclo de Cinema do Museu de Lamego dedica ainda um dia à fotografia e ao cinema.

O Museu de Lamego lembra que Ingmar Bergman foi um "cineasta mundialmente famoso, lendário diretor de teatro e escritor excecional", que nasceu a 14 de julho de 1918 e viveu até aos 89 anos.

"Pelo caminho deixou mais de 60 filmes, mais de 170 produções teatrais, tendo ainda escrito mais de cem livros e artigos", refere.

Entre as obras mais famosas de Ingmar Bergman estão filmes como 'O sétimo selo' (1957) ou 'Morangos silvestres' (1957), que estarão em exibição durante o ciclo de cinema.

O museu recorda que, "a preto e branco ou a cores, Ingmar Bergman alternava as composições mais clássicas com experiências de difícil classificação", como 'A máscara' (também conhecida pelo seu título original de "Persona"), que hoje é considerada uma das obras-primas da sétima arte.

"Celebrado por fãs e críticos, continuando ainda hoje a fascinar e a chocar o público, Bergman venceu três Óscares de Melhor Filme Estrangeiro - em 1960 por 'A Fonte da Virgem', no ano seguinte por 'Em Busca da Verdade e em 1983 por 'Fanny e Alexandre'", recorda.

Em 1997, foi homenageado com a 'Palma das palmas', em Cannes, tendo sido "o único cineasta até hoje a vencer esse prêmio", acrescenta.

O Ciclo de Cinema do Museu de Lamego arranca domingo, com a exibição de 'Um verão de amor' (1951), e termina a 24 de agosto, com o filme 'Da vida das marionetas' (1980).

'Mónica e o desejo' (1953), 'Uma lição de amor' (1954), 'Sorrisos numa noite de verão' (1955), 'A fonte da virgem' (1960), 'O silêncio' (1963), 'A máscara' (1966), 'Lágrimas e suspiros' (1972), 'Cenas da vida conjugal' (1973) e 'Sonata de outono' (1978) completam a lista de filmes em exibição.

O dia 17 será dedicado a conversas sobre cinema e fotografia, com a participação de Fernando Cabral, do Cine Clube de Lamego, que falará sobre 'Cinema em Lamego', e do fotógrafo Júlio de Matos, que abordará o tema 'A Fotografia nos Filmes de Ingmar Bergman'.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório