Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Duo Ceeys apresenta o mais recente álbum nas Caldas da Rainha e Lisboa

O duo Ceeys, constituído pelos irmãos Selke, Daniel, ao piano, e Sebastian, no violoncelo, apresenta o seu novo álbum, "Waende", em dois concertos em Portugal, foi hoje anunciado.

Duo Ceeys apresenta o mais recente álbum nas Caldas da Rainha e Lisboa
Notícias ao Minuto

17:24 - 09/08/18 por Lusa

Cultura Música

'Waende' é "um disco que retrata o que aconteceu quando da queda do Muro de Berlim, em 1989; como os habitantes da então República Democrática Alemã reagiram à alteração da sua vida pessoal e social, como compararam as suas vivências e modo de vida tão díspares dos habitantes de Berlim Ocidental", segundo comunicado da organização.

Na sexta-feira, os Ceeys tocam às 21:30 no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a cerca de 100 quilómetros a oeste de Lisboa, e no dia seguinte, às 23:00, na Fábrica de Braço de Prata, em Lisboa.

"Em meados dos anos 1980, começámos a aprender os que viriam a ser os nossos principais instrumentos, o violoncelo e o piano, e sonhávamos apenas com o dia em que poderíamos finalmente tocar música de câmara como um duo", afirmaram os Selke à imprensa alemã.

Em 2016 editaram o álbum 'The Grunewald Church Session' que, segundo os músicos em declarações à imprensa, é uma memória da sua infância em Marzahn-Hellersdorf, nos arredores da então Berlim Oriental, que qualificam como "o maior empreendimento prefabricado da Europa".

"É claro que hoje sabemos que, pelo menos no início, foi um empreendimento bem-intencionado, talvez até luxuoso, construído para oferecer mais espaço de acomodação às famílias que viviam nos prédios decrépitos do centro de Berlim. Mas os anos 1980 foram a última década da RDA e agora os intermináveis blocos cinzentos de betão frio, aço e vidro comunicam apenas anonimato e opressão", acrescentaram.

No ano passado o duo editou o álbum 'Concrete Fields', e, este ano, 'Waende', que vem apresentar a Portugal.

Para os músicos, ao longo da década de 1990, a região da ex-Berlim Oriental "manteve uma mistura de sentimento nervoso de partida e uma vaga melancolia".

"Para lidar, cuidadosamente, com todas as diferentes facetas deste período, decidimos lançar a nossa versão musical do que os alemães chamam de 'betonfelder' [campos de betão] na forma de uma trilogia", da qual 'Waende' é a terceira parte.

Segundo comunicado da organização "o duo utiliza a sua compreensão do mundo clássico no qual são formados academicamente, com a procura/pesquisa de novos sons ambientais, rebuscando material eletrónico que encontram já em desuso ou até mesmo danificado".

Os dois irmãos, juntos ou separadamente, já colaboraram com artistas como Peter Broderick, Ólafur Arnalds e Carlos Cipa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório