Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Filmes brasileiros nas coproduções Europa-América Latina de San Sebastián

Dezassete filmes de doze países, entre os quais dois brasileiros, vão ser apresentados no VII Fórum de Coprodução Europa-América Latina, do Festival de Cinema de San Sebastián, cujas inscrições aumentaram 34% num ano, foi hoje anunciado.

Filmes brasileiros nas coproduções Europa-América Latina de San Sebastián
Notícias ao Minuto

15:30 - 09/08/18 por Lusa

Cultura VII Fórum

O fórum, uma plataforma do Festival de Cinema de San Sebastián criada para impulsionar novos projetos audiovisuais, vai decorrer entre 23 e 26 de setembro e acolherá projetos provenientes da Argentina, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Dinamarca, Espanha, França, Guatemala, Itália, México e Suíça, dos quais nove são primeiros ou segundos filmes.

De acordo com a nota de imprensa do Festival de San Sebastián, nesta sétima edição do Fórum de Coprodução Europa-América Latina registaram-se 223 inscrições, 34% mais do que no ano passado, que contou com 165 registos.

Além disso, participará fora de competição o filme selecionado na Oficina de Desenvolvimento de Projetos Cinematográficos da América Central e Caraíbas.

A anorexia, o primeiro amor, a identidade ou as mulheres guerrilheiras inspiram alguns dos trabalhos desta edição, resultando em primeiros ou segundos filmes dos seus realizadores, em nove dos selecionados.

É o caso da estreia em longa-metragem de Paula Un Mi Kim, com o filme brasileiro 'Diário de Viagem', e de Clara Roquet, com a coprodução de Espanha e Dinamarca 'Libertad'.

Com segundos filmes, apresentam-se os realizadores Meritxell Colell, com uma coprodução entre Espanha, Argentina, França e Chile, intitulada 'Dúo', Lara Izagirre, com o filme franco-espanhol 'Ane & Peio, una historia de amor entre pimientos', a chilena Pepa San Martín, com 'La Felicidad', Moroco Colman, com o filme argentino 'La noche más largo', Emiliano Torres, com o também argentino 'Marea', Clarisa Navas, outra argentina que se apresenta com 'Las mil y una', e Matthias Huser, da Suíça, com 'The jungle'.

Foram também selecionados projetos de realizadores com um percurso reconhecido, como Albertina Carri ('Los extraños de la montaña helada'), a brasileira Tata Maral ('Democracia'), Stefano Pasetto, ('El velo'), Pablo Fendrik ('Hermano Peligro'), Jayro Bustamante ('La llorona'), José Luis Torres Leiva ('Querida Vera'), e Priscila Padilla ('Un nuevo amanecer').

Fora de competição, apresenta-se 'La lluvia', uma coprodução da Colômbia com o México, da autoria de Lony Welter.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório