Meteorologia

  • 20 AGOSTO 2018
Tempo
21º
MIN 19º MÁX 23º

Edição

Festival de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara abre sexta-feira

A sexta edição do Periferias - Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara (Espanha) decorre, a partir de sexta-feira e até ao dia 20 deste mês, em aldeias dos dois lados da fronteira.

Festival de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara abre sexta-feira
Notícias ao Minuto

11:22 - 08/08/18 por Lusa

Cultura Periferias

Segundo o município de Marvão, no distrito de Portalegre, o evento mantém a aposta num modelo de itinerância pelas aldeias e lugares históricos da raia luso-espanhola, "num esforço de descentralização cultural, tendo em vista a criação de novos públicos".

O festival é promovido pela Associação Cultural Periferias (Portugal) e pela Associação Gato Pardo (Espanha), contando com os apoios, no lado português, do município de Marvão, Direção Regional de Cultura e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e, do lado espanhol, da Filmoteca da Extremadura, Diputacion de Cáceres e Ayuntamiento de Valencia de Alcántara.

De acordo com os promotores, a programação continua a privilegiar o "cinema independente de qualidade", com ênfase particular para a área do documentário, nomeadamente aquele que se produz nos dois países ibéricos.

O objetivo, referem, é que o festival se possa afirmar como "um ponto de encontro e reflexão entre realizadores", abrindo portas a obras que aportem uma visão original sobre as temáticas dos direitos humanos, ambiente e cultura.

A par da mostra de filmes, tal como aconteceu nas edições anteriores, o festival engloba exposições, palestras e espetáculos musicais, constituindo-se como "um evento multidisciplinar de relevo no panorama cultural da região".

Os cenários escolhidos para realização das projeções destacam-se pelas suas "características únicas", incluindo uma antiga estação de comboios, as ruínas de uma cidade romana, uma ponte medieval sobre o Rio Sever e um lagar reconvertido em museu, além dos castelos da região.

Entre os habituais palcos do festival contam-se as localidades portuguesas de Marvão, Galegos, Portagem, Beirã e Santo António das Areias, no concelho de Marvão, e as espanholas de Valencia de Alcántara e Fontañera, na província de Cáceres.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.