Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Filme 'Impreza' vence melhor longa-metragem internacional em festival

O filme 'Impreza', da alemã Alexandra Wesolowski, venceu hoje o prémio Jean Loup Passek de melhor longa-metragem internacional no Festival Filmes do Homem, anunciou a organização.

Filme 'Impreza' vence melhor longa-metragem internacional em festival
Notícias ao Minuto

22:03 - 05/08/18 por Lusa

Cultura Filmes

Em comunicado, a organização do Festival Internacional de Documentário de Melgaço, que terminou hoje naquele concelho do distrito de Viana do Castelo, citou o júri para explicar que 'Impreza' 'joga inteligentemente sob o signo das aparências tanto a nível formal como no tratamento das suas personagens'.

'The Season of Warm Breezes', do iraniano Hosseini Rigi, venceu o prémio de melhor curta ou média-metragem internacional, de entre os 14 filmes em competição nesta categoria, com o retrato da 'luta de uma professora dos Baluchi contra o analfabetismo na sua aldeia'.

Já no que diz respeito ao prémio para melhor filme português, a distinção pertenceu a 'Bostofrio, où le ciel rejoint la terre', de Paulo Carneiro, um documentário que 'acompanha a busca do realizador para descobrir a história dos seus avós e 'adota o inquérito como figura de estilo onde o mais importante não são as respostas, antes a criação de um retrato fragmentário de uma aldeia e dos seus fantasmas'', salientou o júri.

'O Termómetro de Galileu', de Teresa Villaverde, recebeu ainda uma menção especial.

O júri desta edição do Filmes do Homem foi composto por Jasna Krajinovic, Luciana Fina, Luís Miguel Oliveira, Margarita Ledo Andión e Ricardo Vieira Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório