Meteorologia

  • 22 AGOSTO 2018
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 22º

Edição

Cinemas portugueses perdem 1,6 milhões de espectadores até julho

Os cinemas portugueses tiveram uma quebra acumulada de 1,6 milhões de espectadores, nos primeiros sete meses do ano, por comparação ao mesmo período de 2017, revelou hoje o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Cinemas portugueses perdem 1,6 milhões de espectadores até julho
Notícias ao Minuto

18:30 - 03/08/18 por Lusa

Cultura ICA

No total, até julho, 7,97 milhões os espectadores foram aos cinemas nacionais, por comparação aos 9,57 milhões do período homólogo de 2017, o que equivale a uma redução de 16,8%, sendo a descida de 15,7% registada no mês de julho a terceira mais acentuada do ano, a seguir a abril (40,9%) e maio (20,7%).

No que diz respeito à receita bruta, a quebra sofrida em julho foi a segunda maior do ano (12%), de 8,3 milhões para 7,3 milhões de euros, enquanto no acumulado do ano a quebra de receitas dos cinemas portugueses é de 13,6%.

O filme mais visto desde janeiro foi 'The Incredibles 2: Os Super-Heróis', de Brad Bird, seguindo-se 'As Cinquentas Sombras Livre', de James Foley, e 'Vingadores: Guerra do Infinito', de Anthony Russo e Joe Russo.

Em termos nacionais, o mais visto continua a ser 'Bad Investigate', de Luís Ismael, com 'Soldado Milhões', de Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa, em segundo lugar, e 'Linhas de Sangue', de Sérgio Graciano e Manuel Pureza, em terceiro.

"No âmbito da distribuição cinematográfica, de realçar que se mantém uma concentração de mercado em duas empresas, NOS Lusomundo Audiovisuais e Big Picture 2 Films, representando estes dois distribuidores 90,5% da quota de mercado em termos de espectadores", lembra o ICA.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.