Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

DokuFest vai receber "ficções do real no cinema português"

O Festival Internacional de Documentário e Curtas-Metragens DokuFest, que se realiza entre hoje e 11 de agosto, na cidade de Prizren, no Kosovo, vai receber um ciclo dedicado às "ficções do real no cinema português".

DokuFest vai receber "ficções do real no cinema português"
Notícias ao Minuto

08:40 - 03/08/18 por Lusa

Cultura Kosovo

No programa especial do festival, vão ser exibidos 'China, China', de João Rui Guerra da Mata e João Pedro Rodrigues, 'Inventário de Natal', de Miguel Gomes, 'Verdes Anos', de Paulo Rocha, 'A Árvore', de André Gil Mata, 'Trás-os-Montes', de Margarida Cordeiro e António Reis, e 'Voodoo', de Sandro Aguilar.

Na secção de curtas-metragens internacionais, vai estar 'Farpões, Baldios', de Marta Mateus, enquanto 'Humores Artificiais', de Gabriel Abrantes, é exibido na secção 'Short Matters'.

Nos documentários internacionais é apresentado 'Extinção', de Salomé Lamas, enquanto a coprodução entre Roménia, Estados Unidos e Portugal 'John 746', de Ana Vijdea, é mostrada na categoria de documentários dos Balcãs.

O festival vai ainda ter um jurado português, contando com Sérgio Gomes, do Porto/Post/Doc (que este ano se vai debruçar sobre as 'ficções do real'), no júri dos documentários internacionais.

Segundo a página do evento, o DokuFest é "o maior festival de cinema do Kosovo", que todos os anos apresenta nos cinemas e em salas de exibição improvisadas espalhadas pelo centro histórico de Prizren uma seleção de mais de 200 filmes de todo o mundo.

O festival conta ainda com exposições, debates, 'masterclasses' e concertos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório