Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Barcelos Cidade Criativa da Unesco acolhe mostra de artesanto e cerâmica

Barcelos vai acolher, entre sexta-feira e 15 de agosto e pela primeira vez como Cidade Criativa da Unesco, a 36.ª Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica, com cerca de 130 stands, anunciou o município.

Barcelos Cidade Criativa da Unesco acolhe mostra de artesanto e cerâmica
Notícias ao Minuto

22:20 - 02/08/18 por Lusa

Cultura 36.ª edição

Em comunicado, o município refere que a integração, em finais de 2017, de Barcelos na Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria de Artesanato e Arte Popular, constitui "um reconhecimento internacional que vem abrilhantar, ainda mais, aquela que é uma das mais antigas mostras do país e a que melhor espelha a autenticidade e riqueza da arte popular".

Recorda ainda que, também em 2017, Barcelos ganhou o Prémio Nacional do Artesanato, com o Prémio Promoção para Entidades Públicas, que visa reconhecer o trabalho das entidades ou organismos públicos em prol das artes e ofícios.

Nessa cerimónia, a artesã barcelense Júlia Ramalho arrecadou o Prémio Carreira.

"É, portanto, na senda de um ano de ouro para o artesanato barcelense que acontece esta 36.ª edição da mostra", sublinha o comunicado.

Dos cerca de 130 stands que vão marcar presença na mostra, a maioria é de artesãos de Barcelos, nomeadamente do ramo da olaria.

O ponto alto da mostra é a 8.ª edição da Gala do Artesanato, no dia 11, na qual serão entregues os prémios Carreira, Inovação, Revelação Artesanato Contemporâneo e Revelação Artesanato Tradicional.

Júlia Ramalho, Júlia Côta, Júlio Alonso ou Armando Braz são alguns dos grandes nomes do artesanato barcelense que já viram o seu trabalho reconhecido com a atribuição do Prémio Carreira.

O programa da mostra inclui, ainda, workshops diários com artesãos do concelho de diversas áreas.

No plano da animação musical, o município destaca o cantor Fernando Pereira e os grupos portugueses de música folk Galandum Galandaina e Kumpania Algazarra.

Diariamente, haverá animação de rua e arruadas pelo recinto protagonizadas por grupos de folclore do concelho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório