Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Escritor Rui Lage vence prémio Ruy Belo com 'Estrada Nacional'

O escritor Rui Lage venceu o prémio Ruy Belo, atribuído ao livro 'Estrada Nacional', editado em 2016, anunciou hoje, em comunicado, a Câmara Municipal de Sintra.

Escritor Rui Lage vence prémio Ruy Belo com 'Estrada Nacional'
Notícias ao Minuto

17:35 - 27/07/18 por Lusa

Cultura Livros

O júri do prémio Ruy Belo 2018, destinado a galardoar uma obra poética publicada no biénio 2016/2017, foi composto por José Manuel Mendes, da Associação Portuguesa de Escritores, Liberto Cruz, em representação da Associação Portuguesa dos Críticos Literários, e Ricardo António Alves, designado pela Câmara Municipal de Sintra.

Em ata, segundo o comunicado da autarquia, o júri destacou tratar-se de uma obra com "uma poética de acentuado rigor formal, dotada de uma cosmovisão própria, em que tradição, humor e experiência inovadora se enlaçam de forma notável."

Ao prémio literário Ruy Belo concorreram 73 obras de autores angolanos, brasileiros, cabo-verdianos e portugueses.

Já em 2016, o autor tinha vencido, com a mesma obra, o prémio literário Fundação Inês de Castro e, um ano depois, o prémio revelação Agustina Bessa-Luís, pelo romance 'O Invísivel'.

O prémio Ruy Belo, segundo o 'site' oficial, "destina-se a todos os autores nacionais ou cidadãos de países de língua oficial portuguesa, cidadãos comunitários e, ainda, cidadãos estrangeiros com situação regularizada de permanência em Portugal" e que escrevam "obras em português".

Em edições anteriores, o prémio Ruy Belo atribuiu o prémio a 'Pátria Soberana seguido de Nova Ficção', de António Ramos Rosa, 'Obra Poética, volume I', de Cruzeiro Seixas, 'A Flor dos Terramotos', de Manuel de Freitas, e na 'Voz de um Nome', de Fernando Guimarães.

Rui Lage nasceu na cidade do Porto em 1975, e é poeta e autor de obras como 'Antigo e Primeiro' (2002), 'Berçário' (2004), e 'Corvo' (2008), entre outras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório