Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Obras de arte criadas em madeira queimada por fogos expostas em Valença

Vinte artistas portugueses e espanhois vão criar, entre hoje e domingo, em Valença, obras de arte feitas a partir de madeira queimada nos incêndios florestais, evento integrado no festival Verdoejo Art Rock, informou hoje a organização.

Obras de arte criadas em madeira queimada por fogos expostas em Valença
Notícias ao Minuto

12:45 - 25/07/18 por Lusa

Cultura Festival

A iniciativa, designada Land Art 2018 - Festival de Internacional de Arte na Natureza, integra o programa da quarta edição do Verdoejo Art Rock que vai decorrer entre 27 e 29 de julho, nas margens do rio Minho, naquela freguesia do concelho de Valença, no distrito de Viana do Castelo.

"Tendo como missão a promoção da arte, cultura e a proteção da natureza, o Verdoejo Art Rock não poderia ficar indiferente à tragédia que, em 2017, abalou a região com o fogo a atravessar a fronteira provocando danos em pessoas e bens quer no Alto Minho, quer na Galiza", explicou hoje à agência Lusa, Orlando Vasco Oliveira, da Associação Eventos Faz Diferente.

Segundo o responsável, "é nos momentos mais difíceis que a força de uma comunidade se revela, numa ajuda entre povos vizinhos e irmãos".

"O Verdoejo Art Rock, em parceria com a Associação dos Baldios de Verdoejo e a Comunidade de Montes San Xurxo, na Galiza, vai doar parte da receita do Art Land 2018, para a reflorestação das áreas ardidas em Portugal e na Galiza, numa ação solidária transfronteiriça", sustentou.

Adiantou que os 20 artistas internacionais, sete portugueses, oito espanhóis e um belga, "vão criar, ao longo de sete dias, obras de arte a partir de madeira queimada nos fogos e cuja receita da sua venda vai reverter, igualmente, a favor desta reflorestação".

"Os artistas da Land Art tem como objetivo a limpeza e valorização da madeira queimada nos fogos de 2017, e o Verdoejo Art Rock a reflorestação desses zonas, numa mensagem que pretendemos seja, simbolicamente, o início de um processo de sensibilização para as boas práticas na proteção das florestas", referiu.

Na música, o festival apresenta, este ano, como cabeça de cartaz o grupo português Peste & Sida. Durante três dias do evento, o Parque de Merendas de Verdoejo, vai receber ainda os Brantner, Last Change, Maybe The King, Fulltrack, The Oafs, Plastic People e Do Postre, entre outros.

A edição 2018 do festival contará ainda com diversas atividades de entretenimento, como é o caso da descida das boias e um trilho preparado para dar a conhecer a freguesia de Verdoejo.

A edição de 2018 conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da Junta de Freguesia de Verdoejo.

Promovido pela Associação Eventos Faz Diferente, o festival, que decorre junto ao rio Minho, acontece desde 2015, ano em que foi indicado na categoria de micro festival no Portugal Festival Awards.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório