Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Bordallo Pinheiro lança peça no âmbito dos 600 anos da Madeira

A 'Banana Prata da Madeira', uma peça de cerâmica da artista madeirense Nini Andrade Silva, produzida em edição limitada pela fábrica Bordallo Pinheiro, foi hoje apresentada no Funchal, no âmbito das comemorações dos 600 anos do descobrimento do arquipélago.

Bordallo Pinheiro lança peça no âmbito dos 600 anos da Madeira
Notícias ao Minuto

18:57 - 23/07/18 por Lusa

Cultura Madeira

"Esta peça demorou cerca de um ano e meio a ser desenvolvida, porque é bastante complexa", explicou Nuno Barra, administrador das cerâmicas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro, vincando que faz parte da coleção "mais exclusiva" da fábrica, com apenas 125 exemplares ao preço de 2.100 euros cada.

A 'Banana Prata da Madeira' representa um cacho de bananas em tamanho real, um dos produtos mais populares da região, no qual foi incrustado um calhau das praias da ilha, que é o elemento de marca de Nini Andrade Silva, designer de interiores de projeção internacional.

A peça é branca e rematada por uma risca negra, com o propósito de "contrastar" e simultaneamente "aludir" ao universo de cores vivas da Bordallo Pinheiro, sendo a segunda da coleção WWB - World Wild Bordallianos.

Nuno Barra explicou que a primeira peça, intitulada "Figo", é da autoria de Paula Rego e constituiu um grande sucesso, tendo esgotado em apenas dois meses.

"Esta coleção é a mais exclusiva da Bordallo, feita por artistas plásticos nacionais ou internacionais de projeção global", explicou, mostrando-se, por outro lado, disponível para produzir mais uma peça no âmbito dos 600 anos do descobrimento do arquipélago, que se assinalam em 2018 (ilha do Porto Santo) e 2019 (ilha da Madeira).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório