Procurar

Festas Gualterianas mantêm tradição mas com "elementos inovadores"

As Gualterianas, em Guimarães, assumem-se como "as festas do concelho" e em 2018 apresentam-se com "elementos inovadores" mas sem esquecer "as raízes e tradição", contando com a atuação de AGIR, Blind Zero e a "muito tradicional" Marcha.

Festas Gualterianas mantêm tradição mas com "elementos inovadores"

© Global Imagens

Lusa
23/07/2018 16:56 ‧ há 7 anos por Lusa

Cultura

Guimarães

Apresentadas hoje, as Festas Gualterianas 2018 têm um orçamento global de 250 mil euros e vão decorrer de 03 a 06 de agosto, com programação que se estende desde a desde a Plataforma das Artes, passando pela Igreja de S. Francisco, Igreja de S. Gualter até à zona do teleférico.

"Queremos que as Gualterianas sejam as Festas do Concelho. É uma festa do povo, temos de manter as raízes e tradição, mas também introduzir elementos contemporâneos e inovadores", realçou o na sessão o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.

Segundo o autarca, a inovação "deve acontecer através da envolvência das entidades ou associações culturais, sendo uma oportunidade para aumentar a participação dos números vivos nesta marcha".

Segundo realçou a autarquia, o programa deste ano "está recheado", havendo ainda atividades paralelas como a exposição Da Muralha", no GuimarãesShopping e ainda Visitas Orientadas à Casa da Memória e Convento de S. Francisco.

Do programa, destacam-se os concertos na Praça da Plataforma das Artes dos Blind Zero, na sexta-feira, às 22.30, no sábado de Agir e no domingo, de Carlos Ribeiro, que convidou José Figueiras (22.00).

O "momento alto" da festa será o desfile da Marcha Gualteriana, que este ano vai começar uma hora mais cedo, às 22.00.

"A saída às 23:00 era considerada um ponto fraco. Muita gente nos dizia que aquele compasso de espera, numa festa para a família, era um momento mais complicado. Tinha a ver com as questões logísticas. Depois, agiremos em conformidade com a avaliação feita. Apesar do esforço dos últimos anos para a marcha sair à hora, há sempre o compasso de quem vem à cidade e fica sempre um compasso", respondeu quando questionada sobre a mudança de horário a vereadora da Cultura, Adelina Pinto.

A Marcha sai à rua em 2018 com nove carros: Cidade de Guimarães, República Checa, Brave, 115 anos da Sociedade Musical de Guimarães, Universidade do Minho, Havai, Música no Coração, Arte Barroca e o mítico Balonas, contando ainda com 13 números vivos.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10