Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Daniel Eime, Odeith e Pantónio pintam murais na Amadora

Os artistas portugueses Daniel Eime (na foto), Pantónio, Odeith, Frederico Draw & Contra e o coletivo Estúdio Altura vão pintar murais na Amadora, a partir de 30 de julho, no âmbito do projeto 'Conversas na Rua', anunciou a autarquia.

Daniel Eime, Odeith e Pantónio pintam murais na Amadora
Notícias ao Minuto

14:41 - 20/07/18 por Lusa

Cultura Projeto

A Câmara Municipal da Amadora realiza pela quarta vez o 'Conversas na Rua', com vista a "promover a cultura urbana", considerando, num comunicado enviado à agência Lusa, que, "depois do sucesso das edições anteriores, esta iniciativa continua a estabelecer um contacto com a comunidade e a valorizar o património identitário, artístico, histórico, social e cultural da cidade".

As obras que os cinco artistas e um coletivo irão pintar na cidade "vão juntar-se aos já mais de 100 trabalhos de arte urbana que decoram a Amadora" e "integrar o Mapa da Arte Urbana da Amadora, uma plataforma 'online' interativa de promoção da arte pública mural do concelho".

O primeiro a pintar será Daniel Eime, cujo trabalho se caracteriza sobretudo pela pintura de rostos com 'stencil'. O artista, que nasceu nas Caldas da Rainha, onde entrou no mundo do 'graffiti', e vive atualmente no Porto, estará entre 30 de julho a 03 de agosto a pintar na rua Elias Garcia.

Entre 02 e 08 de agosto será possível ver-se Odeith, um filho da terra cujo trabalho tem corrido mundo, a pintar na rua António Duarte Caneças.

Natural da freguesia da Damaia, Odeith começou a pintar na rua e em linhas de comboios, trabalhou mais de uma década em tatuagens e deixou murais nos bairros da Cova da Moura, 6 de Maio e Santa Filomena, enquanto desenvolvia a técnica 3D (três dimensões), uma das características mais marcantes do seu trabalho. Os murais na Amadora com as figuras da fadista Amália Rodrigues, do guitarrista Carlos Paredes e do futebolista Eusébio são de sua autoria.

De 08 a 15 de agosto, é a vez de Frederico Draw & Contra, conhecidos pelos rostos que criam utilizando latas de 'spray', pintarem na Avenida Alberto Henrique Lourenço. Os dois artistas do Porto fazem parte do Colectivo Rua, criado em 2006 e constituído por artistas multidisciplinares.

Tanto Odeith como Frederico Draw & Contra participaram na 3.ª edição do 'Conversas na Rua', que decorreu entre 28 de agosto e 26 de setembro do ano passado.

Entre 10 a 20 de agosto será a vez do açoriano Pantónio pintar na fachada da Escola Superior de Teatro e Cinema. E entre os dias 14 e 20 do mesmo mês, o Estúdio Altura estará a pintar na avenida General Humberto Delgado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório