Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Descoberto argumento de Kubrick inspirado em romance de Stefan Zweig

Um argumento do realizador norte-americano Stanley Kubrick, inspirado num romance de Stefan Zweig, foi descoberto por um académico britânico que prepara um livro sobre o último filme feito pelo cineasta, avançou o jornal The Guardian.

Descoberto argumento de Kubrick inspirado em romance de Stefan Zweig
Notícias ao Minuto

11:45 - 16/07/18 por Lusa

Cultura Cinema

Segundo o jornal, foi encontrado um documento com mais de 100 páginas, que é considerado suficiente para avançar para a produção de um filme escrito pelo realizador de '2001: Odisseia no Espaço' (1968), 'Shining' (1980) e 'Nascido para matar' (1987). O guião é propriedade de um antigo colaborador de Kubrick.

O guião 'Burning Secret' ('Segredo Ardente', seguindo o título em português do livro de Zweig) foi encontrado por Nathan Abrams, professor da Universidade de Bangor, no País de Gales, que prepara o lançamento de uma obra inspirada no filme 'De Olhos Bem Fechados', estreado em 1999, ano da morte de Kubrick.

"Nem queria acreditar. É tão excitante. Pensou-se que estava perdido", disse o professor de cinema ao The Guardian.

Kubrick escreveu o argumento em 1956, em colaboração o escritor Calder Willingham, com quem voltou a trabalhar para 'Horizontes de Glória', lançado no ano seguinte.

Segundo o académico, este guião é uma "inversão de Lolita", romance de Nabokov que Kubrick adaptou para o cinema em 1962.

"Em 'Segredo Argente', a personagem principal aproxima-se do filho para chegar à mãe. Em 'Lolita', casa-se com a mãe para chegar à filha. Penso que com o código de produção de 1956, seria difícil de fazer, mas ele conseguiu levar a cabo 'Lolita' em 1962, embora por pouco", afirmou Abrams.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório