Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Pearl Jam renovaram no Alive votos de relação que começou há 22 anos

Os Pearl Jam renovaram no sábado no festival Alive, em Oeiras, os votos com o público português, de uma relação que começou há 22 anos em Cascais, como o vocalista, Eddie Vedder, fez questão de lembrar.

Notícias ao Minuto

05:26 - 15/07/18 por Lusa

Cultura Festival

No terceiro e último dia da 12.ª edição do festival, os Pearl Jam eram a banda mais aguardada e a que mais público juntou em frente ao palco principal.

Com os Pearl Jam não há concertos iguais. O alinhamento foi feito a pensar numa relação que começou em 1996 no extinto Pavilhão Dramático de Cascais onde tocaram, tal como este sábado, 'Even Flow', como recordou Eddie Vedder.

Desses tempos, a banda tocou temas como 'Black', 'Jeremy' e 'Alive', que se julgava ser o tema de fecho do concerto, mas a banda preparou um 'encore' no qual invocou John Lennon, com 'Imagine', os Pink Floyd, com 'Comfortably Numb', e Neil Young, com 'Rockin' in a free world', que contou com a participação de Jack White.

Ao longo das cerca de duas horas de espetáculo, Eddie Vedder levou para o palco a vertente de ativista, afirmando que caberá às gerações futuras "tomar conta desta merda". "Eles [numa clara referência a líderes como o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump] um dia vão embora, mas é preciso apressar isso", disse.

Eddie Vedder, 52 anos, um dos últimos sobreviventes entre os vocalistas fundadores do movimento 'grunge' de Seattle, apelou ao respeito pelas diferenças, pelos direitos das mulheres e pela preservação do meio ambiente.

No terceiro concerto no NOS Alive, Eddie Vedder dirigiu-se várias vezes ao público em português, a quem brindou e de quem se despediu, com um cachecol da seleção portuguesa de futebol ao pescoço, com um "até à próxima".

O público pediu mais, mas a seguir entrariam em palco, já pelas 2h00 de domingo, os MGMT.

Os Pearl Jam foram a razão de ser da enchente do terceiro e último dia do festival - durante a tarde milhares de pessoas circulavam com roupa alusiva à banda -, mas as outras bandas que passaram pelo mesmo palco capitalizaram o público que não arredou pé.

Foram os casos dos escoceses Franz Ferdinand, dos Alice in Chains e do norte-americano Jack White, que revisitou a música a solo e de alguns dos projetos em que se envolveu, dos White Stripes a The Racounters.

Noutros solos, noutros palcos, Marta Pereira da Costa fez soar a guitarra portuguesa no exíguo palco que recria uma casa de fados e houve mesmo quem tivesse gritado "ah fadista! Ah leoa!" à guitarrista.

Momentos depois, foi Jorge Palma que ocupou aquele espaço, ao piano e à guitarra, para dois concertos. A sala estava tão cheia que os elogios, a canções como 'Bairro do Amor', vinham também de quem estava do lado de fora: 'Ah 'ganda' Palma, canta para aqui!', ouviu a Lusa.

Ao longo da tarde e início de noite, a circulação no recinto já se tornava difícil, com as esperadas 55 mil pessoas e filas para quase tudo, mas houve bandas cujas atuações foram perdendo espetadores para o palco principal, como aconteceu com Real Estate e Mallu Magalhães.

Depois dos Pearl Jam, a música no terceiro e último dia do festival Nos Alive ainda prosseguiu com nomes como, além de MGMT, At The Drive In, The Gift ou Xinobi.

O festival NOS Alive regressa em 2019 ao Passeio Marítimo de Algés, de 11 a 13 de julho.

No sábado, a promotora Everything is New e a câmara municipal de Oeiras anunciaram um novo protocolo por cinco anos para fazer o festival e para "criar melhores condições de mobilidade, de acessibilidade, de segurança" no recinto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório