Meteorologia

  • 19 JULHO 2018
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 20º

Edição

Prémio Europa de Teatro mostra "que é possível arrojo e cidadania"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje que a atribuição do Prémio Europa de Teatro a Tiago Rodrigues constitui um "reconhecimento inspirador" que mostra "que é ainda possível o arrojo e a cidadania".

Prémio Europa de Teatro mostra "que é possível arrojo e cidadania"
Notícias ao Minuto

12:36 - 13/07/18 por Lusa

Cultura Presidente

Numa nota publicada na página da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa felicita o diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II pela atribuição do prémio, sublinhando tratar-se de "um reconhecimento inspirador, que mostra que, no meio de vicissitudes políticas globais e das dificuldades financeiras de todos bem conhecidas, é ainda possível o arrojo e a cidadania".

Na mesma nota, Marcelo Rebelo de Sousa acrescenta que o prémio atribuído a Tiago Rodrigues lhe reconhece o trabalho de "construir pontes entre cidades e nações, tanto na cooperação civil como artística" e lembra que o galardão tem distinguido "algumas das mais marcantes figuras e estruturas do teatro europeu", entre as quais o Teatro Meridional.

Na quarta-feira, foi anunciado que Tiago Rodrigues é um dos vencedores do Prémio Europa de Teatro -- Realidades Teatrais.

Para o júri do prémio, o diretor artístico do D. Maria II tem "dado vida a uma nova forma pessoal de construir pontes entre cidades e nações, tanto na cooperação civil, como artística, entre diferentes povos", sendo assim um dos galardoados, que "continuam a lutar por um novo Teatro Europeu, que vá além de qualquer barreira ou preconceito", lia-se numa nota divulgada pelo D. Maria II.

São Petersburgo acolherá, de 13 a 17 de novembro, a 17.ª edição do Prémio Europa de Teatro e a 15.ª do Prémio Europa de Teatro -- Realidades Teatrais decorrerá em São Petersburgo, na Rússia.

O Prémio Europa de Teatro foi instituído em 1986 e, entre os criadores distinguidos, constam os dramaturgos ou encenadores Christoph Marthaler, Thomas Ostermeier, Katie Mitchell e Pippo Delbono.

Tiago Rodrigues é o segundo português a ser galardoado com o Prémio Europa de Teatro depois de, em 2010, ter sido atribuído à companhia Teatro Meridional.

O Prémio Europa de Teatro não representa apenas uma celebração artística, mas uma plataforma para a promoção da interdisciplinaridade, integração e cooperação entre o Teatro e as restantes artes.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.