Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Cavaco enaltece qualidade e competência de arquitectos portugueses

O Presidente da República enalteceu hoje a qualidade e competência dos arquitetos portugueses, sublinhando que o seu trabalho representa um meio de promoção e afirmação do património cultural português no estrangeiro.

Cavaco enaltece qualidade e competência de arquitectos portugueses
Notícias ao Minuto

07:14 - 07/09/13 por Lusa

Cultura Cerimónia

"A qualidade e a competência dos arquitetos portugueses, reconhecidos pela atribuição de prestigiados prémios, têm vindo a projetar a sua obra na esfera internacional. O seu trabalho representa não apenas um contributo importante para a vivência do quotidiano da nossa sociedade, mas também um meio de promoção e afirmação do património cultural português no exterior do País", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, numa intervenção na cerimónia de entrega do Prémio Aga Khan para a Arquitetura, em Lisboa.

Destacando o "panorama arquitetónico singular" português, Cavaco Silva fez referência ao investimento que tem sido feito na recuperação e revalorização do património, procurando-se novas formas de sustentabilidade e funcionalidade.

Paralelamente, acrescentou, Portugal tem "provas dadas na capacidade de criar uma linguagem arquitetónica contemporânea de referência".

No seu discurso, o Presidente da República deixou ainda uma palavra sobre a Fundação Aga Khan, sublinhando a missão assumida em várias partes do mundo de incentivar e apoiar a preservação do património, bem como "o seu vasto trabalho de revitalização social, económica e cultural".

Relativamente ao Prémio Aga Khan, que foi hoje atribuído a cinco projetos localizados no Sudão, Palestina, Marrocos, Irão e Áustria, que vão partilhar um milhão de dólares (770 mil euros), Cavaco Silva notou que a distinção constitui "um eloquente exemplo do compromisso da Rede Aga Khan para com o desenvolvimento humano, nas suas diversas vertentes".

"O Prémio identifica e reconhece o esforço e o talento de variadas escalas e geografias, constituindo um estímulo precioso para a conceção de obras de excelência que contribuem para uma melhoria das condições de vida das comunidades em que se inserem e que valorizam a identidade e a tradição, mas também a inovação e criatividade", disse.

O Presidente da República fez igualmente referência à "honra" que é receber em Portugal a cerimónia de entrega deste "prémio de mérito excecional".

"Trata-se, antes de mais, e permitam-me que o refira, do reconhecimento da capacidade de Portugal como anfitrião de grandes iniciativas, não apenas numa perspetiva estritamente turística, mas também do ponto de vista da organização de eventos internacionais de referência", sustentou.

Os projetos vencedores do Prémio Aga Khan 2013 para a arquitetura foram: o Centro de Cirurgia Cardíaca Salam, em Cartum, no Sudão, a revitalização do centro histórico de Birzeit, na Palestina, o projeto urbano de infraestrutura da Ponte Hassan II, em Marrocos, a reabilitação do Bazar de Tabriz, no Irão, e o Cemitério Islâmico em Altach, na Áustria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório