Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Castelo de Vide é palco de festival de artes de rua sobre água e o tempo

A vila de Castelo de Vide, no Alto Alentejo, vai receber, este mês, um festival cultural, com performances e instalações artísticas de rua, para "dar mais vida" ao centro histórico, divulgou hoje o município.

Castelo de Vide é palco de festival de artes de rua sobre água e o tempo
Notícias ao Minuto

16:08 - 11/07/18 por Lusa

Cultura Portalegre

Promovido pela Câmara de Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, Associação Burgo Pedestal e pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, o Festival da Água e do Tempo -- Clepsidra decorre entre os dias 26 e 29 deste mês.

"Em Castelo de Vide, vão estar artistas ligados à Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa com uma residência artística, a partir do dia 18 deste mês. Além dessa residência, que vai deixar o seu contributo no festival, temos outros artistas que vão fazer uma série de performances", explicou hoje à agência Lusa o presidente do município, António Pita.

O festival, segundo o autarca, pretende "dar mais vida" ao centro histórico de Castelo de Vide, transformando alguns lugares de interesse turístico "ainda mais ricos".

"Queremos criar um itinerário artístico pelo centro histórico e, para isso, foram convidados vários artistas, que apresentam 30 instalações, além das realizadas por técnicos da câmara", sublinhou.

Afirmando-se empenhando em "tirar a arte" do interior dos museus e colocá-la nas ruas, dando a conhecer a história da região, o autarca explicou que o festival é dedicado à água e ao tempo, devido às características que marcam a vila alentejana.

"Castelo de Vide é uma terra historicamente associada à água, um recurso que abunda, é de boa qualidade e está ligada à nossa história. E, quanto ao tempo, temos a antiguidade profunda da nossa fundação, temos um centro histórico único e queremos valorizar estas duas dimensões", disse.

Além das performances e instalações artísticas de rua, o festival vai também contar com apontamentos musicais e bailados, inspirados na história de Castelo de Vide.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório