Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Castelo Novo, Fundão, volta a acolher Festival de Música Antiga

A aldeia histórica de Castelo Novo, no Fundão, recebe, entre os dias 22 e 29, mais uma edição Festival de Música Antiga, num programa que engloba música, teatro e ensino, e uma criação artística própria, anunciou o município.

Castelo Novo, Fundão, volta a acolher Festival de Música Antiga
Notícias ao Minuto

12:06 - 11/07/18 por Lusa

Cultura Fundão

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara do Fundão, que organiza este evento em parceria com a Junta de Freguesia de Castelo Novo, explica que a criação artística é concebida a partir do imaginário de Castelo Novo.

"O projeto de criação artística, sob o título 'A Grande Batalha da Gardunha', da autoria de Nuno Pino Custódio, irá reunir diversas manifestações artísticas, tendo como base o teatro e a música. O tema central do espetáculo irá girar em torno do fenómeno OVNI, assunto há muito tempo conotado com a região e em particular com a Serra da Gardunha, inspirando-se na célebre descrição de uma presumível batalha ocorrida nos céus de Nuremberga, no ano de 1561, imortalizada pelos textos e gravuras de Hans Glaser, que na época surgiram numa publicação dessa cidade alemã. O resultado será apresentado no sábado, dia 28 de julho, às 22:00, no Largo da Bica", especifica a informação.

Segundo a nota, serão ainda levados ao palco vários outros espetáculos em que os instrumentos de cordas dedilhadas têm papel determinante, com destaque para o concerto de encerramento que decorre no dia 29, às 16:00, e que contará com Pedro Caldeira Cabral, músico que comemorou 50 anos de carreira em 2017.

Antes disso, no dia 27, às 22:00, decorre um concerto intitulado "Amor Fati - The Love of one's Fate", com a soprano grega Evmorfia Metaxaki, que será acompanhada por Helena Raposo, intérprete em teorba e guitarra barroca.

Para dia 28, às 17:30, está marcado um concerto campestre intitulado "Canto Arpeggiato", com peças do século XVII para voz e Baixo Contínuo, tendo com intérprete Ricardo Pedro Leitão, que irá cantar as peças, fazendo-se acompanhar por uma teorba ou por uma guitarra barroca.

Outro dos destaques prende-se com a realização de um curso de iniciação à música antiga, o "Early Music Summer Camp", que é coordenado pelas professoras Helena Raposo e Ana Figueiras, alaudista e flautista, respetivamente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório