Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

O drama de três mulheres sobe ao palco no Porto

Peça intitula-se 'A Chegada de um Comboio à Cidade'.

O drama de três mulheres sobe ao palco no Porto
Notícias ao Minuto

21:38 - 10/07/18 por Lusa

Cultura Teatro

A peça "A Chegada de um Comboio à Cidade" retrata a vida de três mulheres, Tânia, Sílvia e Ana, que vivem numa cidade onde "tudo é avançado", e onde, "independentemente do tempo ou do espaço, os dramas são os mesmos", salientou Luís Mestre durante o ensaio de imprensa da peça que se estreia na quinta-feira, 12 de julho, no Teatro Carlos Alberto, no Porto.

Luís Mestre, encenador e dramaturgo, apropriou-se de forma "livre" do clássico de Henrik Ibsen, "Quando Nós, Os Mortos, Despertamos", numa versão onde a principal diferença é a orientação sexual do trio amoroso.

"Há dois anos que tenho feito um reportório baseado em atrizes. Esta apropriação foi feita para estas três mulheres e para estas três atrizes", referiu Luís Mestre.

"Talvez seja possível ouvir o silêncio" da obra de Ibsen, foi o mote do encenador que acabou por apropriar-se também do "tom e silêncio do século XIX" para "os dias ultrarrápidos de hoje".

"O público vai ter um embate muito forte porque, de repente, vamos ser desacelerados e consumidos pelo silêncio e energia delas [das personagens]. Um silêncio que já nos pertenceu a todos, agora é um mundo perdido, uma coisa muito afastada do mundo de hoje", sublinhou.

Luís Mestre explicou que o espetáculo é a "reflexão de algumas leituras" pessoais e que espera que o público "se relacione" e "compreenda o drama interior" das personagens.

Sílvia Santos e Tânia Dinis, duas das atrizes em palco, afirmaram que as suas personagens são diferentes, uma "muito equilibrada" e outra "cansada da sociedade".

Quanto à representação de uma relação homossexual, as atrizes consideram que esta "não devia ser uma questão", mas que tanto no teatro como no mundo artístico "as coisas estão a mudar" e há já peças contemporâneas que abordam o tema.

O espetáculo vai estar no Teatro Carlos Alberto, no Porto, a partir de quinta-feira e até dia 22 de julho, e conta com a presença em palco de Ana Moreira, Sílvia Santos, Tânia Dinis e Luís Mestre.

"A Chegada de um Comboio à Cidade" vai estar em exibição às quartas-feiras e sábados, às 19:00, quintas-feiras e sextas-feiras, às 21:00 e ao domingo, às 16:00.

O último espetáculo vai ter tradução para língua gestual portuguesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório