Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Odeith e Nuno Viegas participam no festival 'Upfest' em Bristol

Os artistas portugueses Odeith e Nuno Viegas vão participar na edição deste ano do festival de 'graffiti' e arte urbana Upfest, que vai juntar este mês mais de 400 artistas em Bristol, no Reino Unido.

Odeith e Nuno Viegas participam no festival 'Upfest' em Bristol
Notícias ao Minuto

18:35 - 10/07/18 por Lusa

Cultura Graffiti

O 'Upfest', o "maior festival de 'street art' e 'graffiti' gratuito da Europa", irá contar este ano com a participação de 400 artistas de cerca de 70 países, que irão pintar em 50 locais nas zonas de Bedminster e Southville, em Bristol, cidade de onde é originário Banksy, de acordo com informação disponibilizada no 'site' da iniciativa.

Entre os 400 artistas estão os portugueses Odeith, um dos 'cabeça de cartaz' do festival, e Nuno Viegas.

Odeith, natural da freguesia da Damaia, na Amadora, começou a pintar na rua e em linhas de comboios, trabalhou mais de uma década em tatuagens e já pintou murais em vários locais do mundo. A técnica 3D (três dimensões) é uma das características mais marcantes do seu trabalho.

Nuno Viegas, também conhecido como Metis, nasceu e cresceu no Algarve, onde começou a pintar em 1999 e onde fundou o coletivo Policromia Crew. A viver em Roterdão, na Holanda, desde 2014, foi aí que descobriu uma nova identidade artística e começou a desenvolver um trabalho em pintura fortemente influenciado pelo 'graffiti'.

Os artistas convidados para a edição deste ano irão pintar ao vivo cerca de 5.500 metros quadrados de variadas superfícies, para uma plateia esperada de 50 mil visitantes.

Além das pinturas ao vivo, o festival inclui um mercado de "arte economicamente acessível", concertos e oficinas.

O 'Upfest 2018' tem como 'cabeças de cartaz', além de Odeith, Insane51, L7m, London Police, Nomad Clan, e Paris.

Com uma vertente solidária, o festival irá, tal como em anos anteriores, angariar dinheiro para a Associação Nacional para Filhos de Alcoólicos (NACOA, sigla em inglês), que dá ajuda e assistência a crianças que crescem em famílias afetadas pelo alcoolismo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório