Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

O 'Repórter X' está de volta, mas agora em DVD

O filme mudo 'O táxi nº 9297', que o jornalista e realizador Reinaldo Ferreira fez em 1927 vai ser editado esta semana em DVD pela Cinemateca Portuguesa.

O 'Repórter X' está de volta, mas agora em DVD
Notícias ao Minuto

20:11 - 09/07/18 por Lusa

Cultura Cinemateca

Reinaldo Ferreira, que assinou muitos dos textos jornalísticos como 'Repórter X', utilizou este pseudónimo para criar uma produtora de cinema pela qual escreveu e realizou quatro filmes.

'O táxi nº 9297' inspira-se na notícia da morte da atriz portuguesa Maria Alves, em 1926, estrangulada dentro de um táxi pelo empresário e antigo amante, e com a conivência do motorista do táxi 9297.

A Cinemateca, que tem editado alguns filmes do cinema mudo português, avança agora com a edição do filme em DVD, acompanhado da curta-metragem cómica 'Rita ou Rito?' (1927), do mesmo autor, e do ensaio audiovisual 'Os motivos de Reinaldo', de Ricardo Vieira Lisboa.

Os dois filmes de Reinaldo Ferreira surgem agora musicados pelo pianista Filipe Raposo.

Escoceses de rock psicadélico The Cosmic Dead regressam a Portugal

Os escoceses The Cosmic Dead vão voltar a Portugal para quatro concertos já este mês, em Braga, Figueira da Foz, Idanha-a-Nova e Lisboa, anunciou hoje a promotora Lovers & Lollypops.

Depois de terem atuado no Milhões de Festa em 2015, os The Cosmic Dead vão atuar no Rodellus, em Braga, em 20 de julho, no WoodRock da Figueira da Foz, no dia seguinte, no festival Boom, em Idanha, no dia 24 de julho, antes de terminarem a série no Musicbox, em Lisboa, um dia depois.

'Um prazer enorme voltar a receber os The Cosmic Dead. Desta vez para uma passeata maior por Portugal', referiu a promotora.

SS/TDI // TDI

Lusa/fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório