Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Maquetas de esculturas públicas de João Cutileiro expostas em Évora

Mais de 60 maquetas, sobretudo em mármore, produzidas pelo escultor João Cutileiro para obras destinadas ao espaço público estão reunidas numa exposição em Évora, no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, até 15 de outubro.

Maquetas de esculturas públicas de João Cutileiro expostas em Évora
Notícias ao Minuto

15:03 - 09/07/18 por Lusa

Cultura Museu

A mostra resulta do projeto 'Pedras na Praça', promovido pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlen), num investimento de 86.500 euros, com o apoio de fundos comunitários, para dar a conhecer a obra para o espaço público "assinada" por João Cutileiro, de 81 anos.

Intitulada 'A Pedra Não Espera - Maquetas e escultura para espaço urbano", a exposição inclui, além das maquetas, fotografias de grandes dimensões das esculturas finais de Cutileiro e o documentário 'A Pedra Não Espera', da realizadora Graça Castanheira, sobre o mesmo tema, explicou hoje a DRCAlen.

A Direção Regional de Cultura adiantou à Lusa que estão reunidas "63 maquetas do escultor, a maioria pertencente à sua coleção", que foram criadas "entre 1968 e 2017".

As peças, "cujo material predominantemente utilizado é o mármore", foram concebidas pelo escultor no âmbito do processo de desenvolvimento de obras suas "destinadas a diversos espaços públicos, a nível nacional e internacional", acrescentou a DRCAlen.

Em outubro do ano passado, quando revelou à Lusa a intenção de expor as maquetas de Cutileiro, a diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, realçou que este método de trabalho do escultor "não é vulgar" entre "outros artistas".

"Mas o João [Cutileiro] tem o hábito de fazer maquetas reais, em pedra, das suas obras. No fundo, são esculturas, obras originais, a uma escala menor do que aquelas que ficam nos locais públicos", indicou.

A exposição, disse, na altura, foca "uma componente relevante do trabalho" do escultor e pretende igualmente "reconstruir, de forma didática, o percurso de criatividade do artista e de produção da obra de arte", ou seja, "da ideia à maqueta, da obra ao local".

'D. Sebastião' (1972), uma das quatro maquetas executadas para a estátua de D. Sebastião, que o escultor doou à cidade de Lagos, no distrito de Faro, onde se encontra, é uma das obras que podem ser apreciadas no museu em Évora.

Outras das peças que integram a mostra são 'Luís de Camões' (1980), instalada na Biblioteca Pública de Cascais, no distrito de Lisboa, 'D. Sancho I' (1990), encomendada pela Câmara de Torres Novas, no distrito de Santarém, e 'Inês de Castro' (1993), em resposta a uma encomenda de José Miguel Júdice para a Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

'Dragão' (1999), criada a pedido do arquiteto Francisco Caldeira Cabral para um projeto para o Canal dos Patos, em Macau (China), e 'Ibn Marwan II' (2016--2017), a 2.ª versão para o monumento de homenagem a Ibn Marwan, em Marvão (Portalegre), encomendada pela respetiva câmara municipal, são mais algumas das maquetas expostas.

O projeto 'Pedras na Praça' faz parte dos trabalhos em curso pela DRCAlen no âmbito da doação ao Estado do espólio de João Cutileiro e da criação, em Évora, da Casa/Ateliê do escultor.

A doação, anunciada em fevereiro de 2016, numa cerimónia com o então ministro da Cultura João Soares, encontra-se, "desde essa altura, a aguardar despacho do secretário de Estado do Tesouro e Finanças", segundo Ana Paula Amendoeira, que assinalou que, entretanto, a DRCAlen tem estado "a trabalhar no inventário e a organizar o arquivo" do escultor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório