Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

'Um Violinista no Telhado' sobe ao palco em Carregal do Sal

A Contracanto -- Associação Cultural estreia hoje em Carregal do Sal o musical 'Um Violinista no Telhado', com encenação de António Leal, reunindo em palco 36 jovens entre os 13 e os 18 anos.

'Um Violinista no Telhado' sobe ao palco em Carregal do Sal
Notícias ao Minuto

14:15 - 05/07/18 por Lusa

Cultura Peça

"Os nossos trabalhos são feitos a um nível profissional, embora estes trabalhos de final de curso sejam só com os jovens da Contracanto, mas a exigência é precisamente a mesma, a todos os níveis", assumiu o também presidente da Associação Cultural, António Leal.

Ao nível do canto, as jovens vozes procuraram mostrar tanta maturidade quanta a idade que carregavam nos seus personagens: "Ando há semanas e semanas a aprender imensa coisa sobre as tradições judaicas", revelou a atriz Constança Correia, que não esconde o sorriso de satisfação por fazer parte deste musical.

A interpretar o papel de uma das cinco filhas do leiteiro, personagem principal, que se apaixona por um russo de outra religião e que se sente obrigada a casar às escondidas e a fugir com o seu grande amor.

"Dou por mim a sair do palco a chorar desalmadamente, mesmo", revelou Constança Correia que, aos 16 anos, ainda não definiu o seu sonho, mas uma coisa sabe, "a música e o teatro, o palco, não são para abandonar".

Uma certeza partilhada com o seu "pai", Diogo Martins, que é a segunda vez que encarna a personagem principal.

"Não tinha bem noção do quão grande e difícil este papel era, mas agora no final está a correr tudo bem e com a estreia amanhã, tenho mesmo de estar confiante e o personagem está com cada vez mais força", confidenciou.

Diogo Martins entrou na Contracanto uns anos depois de conhecer António Leal e desde então não consegue imaginar a sua vida sem o palco.

"Estas últimas semanas foram uma correria, acabei no domingo provas em Castelo Branco e estava aqui com ensaios intensivos e às vezes ia para lá de manhã e voltava para aqui e os meus pais andavam tipo taxistas a levarem-me lá e a trazerem-me, sempre disponíveis", contou o jovem residente no concelho vizinho de Santa Comba Dão.

Um esforço que, no entender do encenador, não é para todos, uma vez que "tem de se gostar mesmo do que se faz", afinal, "só está na Contraponto quem quer, não é quem os pais querem, é se os miúdos quiserem estar e é muito fácil perceber se querem ou não estar".

António Leal assumiu que, quando chegou à localidade de Lapa do Lobo, no concelho de Nelas, "o trabalho começou do zero" e agora "é gratificante e fantástico ver que a Contraponto conseguiu criar um público".

"As nossas peças são realmente procuradas e vistas e louvadas, há um 'feedback' muito, muito, importante da parte do público. E a primeira e a última estância para quem trabalhamos é para o público", frisou.

O musical sobe ao palco do Centro Cultural de Carregal do Sal hoje e sexta-feira, às 21:30, e tem agendado dois espetáculos no concelho vizinho de Tábua.

"Um Violinista no Telhado" conta a história de um leiteiro e da sua família, constituída por cinco filhos, e das suas tradições religiosas judaicas, na aldeia de Anatevka, no início do século XX, numa Rússia czarista de perseguição aos judeus e às portas da Revolução de 1917.

Segundo o responsável, a peça aborda, essencialmente, o confronto entre as tradições judaicas e as novas ideias do início do século.

Também a dificuldade do patriarca em encontrar o equilíbrio entre a obediência às tradições e o amor pelas suas filhas: "Um equilíbrio tão difícil quanto o equilíbrio que deve ter um violinista em cima de um telhado".

O título do musical é inspirado na pintura com o mesmo nome da autoria do pintor russo Marc Chagall. O musical estreou-se em 1964, foi nomeado para dez Tony Awards e venceu nove, incluindo o de melhor musical. Desde então tem sido encenado a nível internacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório