Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

'O Mordomo', com banda sonora de Rodrigo Leão, estreia hoje

O filme "O Mordomo", uma biografia dramática realizada pelo norte-americano Lee Daniels, com banda sonora do compositor português Rodrigo Leão, vai estrear-se hoje nas salas portuguesas de cinema.

'O Mordomo', com banda sonora de Rodrigo Leão, estreia hoje
Notícias ao Minuto

06:12 - 05/09/13 por Lusa

Cultura Cinema

Com o título original "The Butler", a longa-metragem é protagonizada por Forest Whitaker, no papel de Cecil Gaines, um mordomo da Casa Branca que serviu oito presidentes norte-americanos, de Harry Truman a Ronald Reagan, durante 34 anos.

A história inspira-se em factos reais, a partir de uma reportagem do Washington Post sobre o afro-americano Eugene Allen, que entrou na Casa Branca pouco antes da eleição de Dwight Eisenhower, em 1952, acompanhando episódios que marcaram a história dos Estados Unidos e do mundo, até 1986.

Os assassinatos de John e Edward Kennedy, assim como de Martin Luther King, a luta pelos direitos civis e a guerra do Vietname, o caso Watergate e as questões que marcaram a administração de Ronald Reagan, como as relações com a África do Sul, no período do "apartheid", são assuntos abordados ao longo do filme.

Rodrigo Leão, cujo repertório a solo já foi muitas vezes descrito como "cinematográfico", soma algumas participações na escrita para cinema.

Recentemente compôs para as longas-metragens "O frágil som do meu motor", de Leonardo António, e para "A gaiola dourada", do luso-francês Ruben Alves.

Fez ainda música para a série documental "Portugal - Um retrato social" e para a série de ficção "Equador", assim como para o filme "Um passo, outro passo e depois..." (1989), de Manuel Mozos.

Rodrigo Leão, que lançou o álbum "Cinema", em 2004, participou, enquanto músico dos Madredeus, na composição da banda sonora e na interpretação no filme "Lisbon Story" (1994), de Wim Wenders.

De acordo com a produtora Uguru, os premiados Quincy Jones e Alexandre Desplat tinham sido anteriormente designados para a composição da banda sonora de "O Mordomo", mas o convite acabou por recair em Rodrigo Leão.

Além de Forest Whitaker ("Bird", "O Último Rei da Escócia", a série Mentes Criminosas), "O Mordomo" conta com os desempenhos de Oprah Winfrey, John Cusack, Jane Fonda, Cuba Gooding Jr., Terrence Howard, Lenny Kravitz, James Marsden, David Oyelowo, Vanessa Redgrave, Alan Rickman, Liev Schreiber, Robin Williams e Mariah Carey.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório