Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Maratona de curtas-metragens ucranianas no sábado em Lisboa

Lisboa acolhe, no sábado, uma maratona de curtas-metragens ucranianas, de realizadores contemporâneos, no âmbito da iniciativa "Open Night", que decorre "em simultâneo em mais de 80 cidades por todo o mundo", foi hoje anunciado.

Maratona de curtas-metragens ucranianas no sábado em Lisboa
Notícias ao Minuto

16:31 - 28/06/18 por Lusa

Cultura Cinema

"'Open Night' é a maratona de curtas-metragens ucranianas, de autores contemporâneos, que conta com mais de vinte anos de existência e que, este ano, acontece em mais de 80 cidades por todo o mundo. Em Lisboa a exibição será no espaço O GRILO, no Beato, a partir das 17:00", refere a organização da iniciativa num comunicado hoje divulgado.

O "palco principal" do 'Open Night' é na capital da Ucrânia, Kiev, e este ano espalha-se por cidades como, além de Lisboa, Berlim, Estugarda e Abu Dhabi.

Na iniciativa, de entrada livre, "durante seis horas consecutivas dá-se a conhecer o olhar cinematográfico contemporâneo da Ucrânia".

Nalguns dos filmes selecionados estão "retratadas questões que surgem em sequência da guerra no leste da Ucrânia e da vida após o conflito". Além disso, poderá "testemunhar-se olhares sobre amor e compaixão, situações completamente absurdas e cómicas, filmes de animação e outros musicais".

O 'Open Night' surgiu em junho de 1997, "de uma vontade em dar destaque à criação artística da atualidade".

Atualmente, de acordo com a organização, "o festival é um laboratório das novas ideias para os cineastas ucranianos e um encontro de jovens talentos e de públicos cada vez mais amplos e diversificados".

Em Lisboa, a iniciativa é organizada pela Associação Cultural Ucraniana Lado a Lado, que "tem como finalidade a promoção e o funcionamento de um centro educativo-cultural ucraniano onde os filhos dos imigrantes da Ucrânia aprendem a língua, cultura, literatura e história do país de origem"

Além disso, a associação "está também ligada ao trabalho de investigação de imigração ucraniana".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório