Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Manuel Alegre e António Chainho no Festival Latitudine 39 na Sardenha

O escritor Manuel Alegre, distinguido no ano passado com o Prémio Camões, é o convidado de honra do Festival Latitudine 39, na ilha italiana da Sardenha, cujo cartaz artístico inclui o guitarrista António Chainho.

Manuel Alegre e António Chainho no Festival Latitudine 39 na Sardenha
Notícias ao Minuto

20:53 - 27/06/18 por Lusa

Cultura Itália

O Festival Latitudine 39 realiza-se a partir da próxima sexta-feira, 29 de junho, até 15 de julho, no município sardo de Villassimius, a cerca de 50 quilómetros de Cagliari, e conta ainda com as participações da pianista Silvia Belfiore e dos músicos Vanni Masala (acordeão diatónico) e Endrea Pusi (flautas tradicionais), entre outros.

A organização justifica o convite ao poeta português, por se tratar de "uma das personalidades mais relevantes da política e cultura europeias", segundo comunicado das Publicações D. Quixote.

Manuel Alegre participa na inauguração do festival numa conferência que aborda "os laços históricos que unem Portugal e a Sardenha, essenciais para o estabelecimento de uma ligação cultural entre portugueses e italianos".

O autor lerá em seguida alguns dos poemas da sua obra "Bairro Ocidental", publicada em maio de 2015 pela Dom Quixote, já traduzida para italiano e publicada em Itália.

Ainda no dia de abertura, a pianista Silvia Belfiore apresenta um programa constituído por "várias peças relacionadas com as águas do Oceano Atlântico e do mar Mediterrâneo", segundo a mesma fonte.

Manuel Alegre foi eleito, em 2005, sócio correspondente da Classe de Letras da Academia das Ciências de Lisboa.

O escritor recebeu, por parte da República Portuguesa, a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, em 1989, a Estrela dos Combatentes pela Liberdade, Ordem da ex-Jugoslávia, é comendador da Ordem de Ouissam Alaoui, de Marrocos, da Ordem de Isabel, a Católica, de Espanha, e Grande-Oficial da Ordem de Bernardo O'Higgins, do Chile.

O poeta foi igualmente distinguido com a Ordem do Mérito Nacional da Argélia, é Grande-Oficial da Ordem Stella Della Solidarietá Italiana, tem o 1.º Grau da Ordem de Amílcar Cabral, de Cabo Verde, e recebeu as medalhas de Mérito do Conselho da Europa, de que é Membro Honorário, da cidade de Veneza e de Pádua, em Itália, sendo cidadão honorário da segunda, e ainda as medalhas de ouro de Águeda, onde nasceu, e de Coimbra, onde estudou.

No ano passado, o escritor publicou "Auto de António", em que aborda a figura de D. António, prior do Crato, "o último Príncipe da Casa de Avis, inaugurada com D. João I, em 1383", "um herói injustiçado da História de Portugal, que sempre fascinou o autor", segundo as Publicações D. Quixote.

No dia seguinte, sábado, atua em Villassimius o guitarrista António Chainho, com mais de 50 anos de carreira, que convidou para este seu recital a fadista Isabel de Noronha.

A carreira de António Chainho, natural de S. Francisco da Serra, em Santiago do Cacém, conta com sete álbuns editados em nome próprio e um DVD, "Ao vivo no CCB", e com a partilha de interpretações com nomes como Fernando Alvim, Gal Costa, Fafá de Belém, María Dolores Pradera, José Carreras, Adriana Calcanhotto, Saki Kubota, Elba Ramalho, Sonia Shirsat, Remo Fernandes e Nina Miranda, entre outros.

Durante mais de 20 anos, Chainho acompanhou o fadista Carlos do Carmo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório