Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Artistas intervêm sobre notas de um dólar e discutem valor do dinheiro

Uma exposição que reúne trabalhos de 100 artistas de todo o mundo, em outras tantas notas de um dólar norte-americano, vai estar patente de 30 de junho a 29 de agosto, no espaço Circus Network, no Porto.

Artistas intervêm sobre notas de um dólar e discutem valor do dinheiro
Notícias ao Minuto

21:43 - 27/06/18 por Lusa

Cultura Porto

Denominada '100 Dollar Bills Y'All', a mostra parte da intervenção sobre notas de um dólar, "como provocação da antítese de riqueza", em contraponto com "a luta constante pela 'sobrevivência' de artistas emergentes", explica, em comunicado, a organização do evento.

O objetivo é questionar a "mutável noção de sucesso que tende a desvanecer-se nos dias que correm", pôr em causa um dos "principais aspectos desta cultura do 'Bling Bling'", que é "a omnipresente referência a 'fazer dinheiro'" e a fazê-lo chover, acrescenta o comunicado enviado à agência Lusa.

A expressão "100 Dollar Bills Y'All" tem origem em versos de artistas como Ice Cube, N.E.R.D. ou Wu Tang Clan, como sinónimo de riqueza excessiva, e permite explorar "um dos aspetos mais infames da cultura 'hip hop' que foi ganhando terreno", a "constante glorificação da riqueza, através de um sem fim de referências a automóveis de luxo, roupa de alta costura ou marcas exclusivas".

Sobre o processo que deu origem à exposição, a Circus Network refere que "cada artista recebeu um dólar e deu-lhe a sua identidade", por oposição às notas de 100 dólares, tidas como "um dos principais símbolos desta (quase sempre) falsa cultura".

Entre os artistas convidados contam-se os portugueses Add Fuel (artista visual e ilustrador Diogo Machado), Akacorleone (o luso-suíço Pedro Campiche), The Caver, os designers Ana Types e Bruno Lisboa, os ilustradores Bruno Albuquerque, David Penela, Mariana Miserável e Maria Imaginário, o pintor Pedro Zamith e o artista Pantónio, que, no ano passado, expôs em Paris a série "Atlantide".

Wasted Rita, a única artista portuguesa que participou na mostra "Dismaland", um parque de diversões "anti-Disneylândia", que o 'graffiter' Banksy criou em Weston-super-Mare, no oeste de Inglaterra, em 2015, é outra criadora do projeto "100 Dollar Bills Y'All".

Boogie aka. André Morgner, da Alemanha, conhecido pela "distorção" de logotipos e marcas, 45RPM, de Bristol, Reino Unido, Lazy Bra, com origem na Letónia, Saddo, de Bucareste, são outros dos cem cem atistas que dão a sua perspetiva nesta exposição da Circus Network.

A lista inclui ainda criadores como Aheneah, Alejandro Parrilla, Alice Wietzel, Beerpitch Billy Biuy, Binau, Chei Krew, Chris Versteeg, DiskoRobot, Flying Fortress Francis.co, Glam, Mr. Penfold, Raman Djafari, Royal Studio, Simon Landrein, Veshpa Vidam, Xaviera Altena e Xesta Studio.

Mais dados sobre a mostra estão disponíveis em www.circusnetwork.net.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório