Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Soprano ucraniana atua no último concerto do Terras Sem Sombra

A soprano ucraniana Andrea Brassói-Jorös, acompanhada por um violinista, um pianista e um clarinetista húngaros, vai atuar no sábado, em Santiago do Cacém, no 10.º e último concerto do Festival Terras sem Sombra deste ano.

Soprano ucraniana atua no último concerto do Terras Sem Sombra
Notícias ao Minuto

10:45 - 27/06/18 por Lusa

Cultura Santiago do Cacém

Segundo a organização do Terras sem Sombra, o concerto 'Fragmentos Vitais: Kurtág e a sua Circunstância' vai decorrer a partir das 21:30, na igreja matriz de Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal.

No concerto, a soprano, que "triunfa já nos principais teatros de ópera da Europa central", vai atuar acompanhada pelo violinista Máté Soós, pelo pianista Péter Kiss e pelo clarinetista Péter Szucs, solistas que são "referências internacionais na interpretação da música dos séculos XX e XXI" e "com carreiras impressionantes".

A cantora e os solistas vão interpretar um repertório que dá uma "panorâmica da música contemporânea húngara" e é composto por obras de seis compositores húngaros, nomeadamente György Kurtág, Bella Máté, Béla Bartók, Miklós Csemiczky, Péter Eötvös e Gyula Fekete.

Do repertório, destaca-se a obra 'Fragmentos de Kafka', de György Kurtág, "uma peça fundamental da criação dos nossos dias, mas muito pouco escutada em Portugal".

Além do concerto, a passagem do Terras sem Sombra por Santiago do Cacém vai incluir, no âmbito do programa de património e biodiversidade do festival, uma visita à Quinta de São João, "um oásis barroco e romântico", no sábado, e à antiga Judiaria e uma ação de salvaguarda da biodiversidade, no domingo.

A visita à quinta, "uma das mais belas quintas de recreio do litoral alentejano" que "sobressai pela imponência do conjunto edificado e pela riqueza natural", vai decorrer a partir das 15:00 e ser guiada por um dos proprietários, Gonçalo Nunes da Silva, e pelo arquiteto Francisco Lobo de Vasconcellos.

Já a visita à antiga Judiaria de Santiago ao Cacém, "uma chamada de atenção para a memória do bairro judeu" situado no centro histórico de Santiago do Cacém e que desapareceu no século XVII, "quando a sua comunidade, perseguida pela Inquisição de Évora, se dispersou", vai decorrer no domingo, a partir das 09:30 e contar com a participação do escritor e psicanalista argentino Arnoldo Liberman.

Segue-se a ação de salvaguarda da biodiversidade, que vai incluir um passeio para descobrir a "herança conventual" do montado de sobro da Herdade do Loreto e que será guiada pelo engenheiro zootécnico José Mira Potes, pelo médico Dinis Cortes e pelo biólogo Luís Salvador e com a colaboração da arquiteta paisagista Ana Vidal.

O montado foi plantado por frades da comunidade de Nossa Senhora do Loreto após terem adquirido em 1515 a herdade, que foram beneficiando ao longo de séculos "como fonte de sustento e espaço de meditação e oração".

O convento da herdade foi extinto em 1834 e ficou "ao abandono" e o montado "permanece um tesouro de biodiversidade", mas está "em risco acentuado de degradação".

O 14.º Terras sem Sombra - Festival do Baixo Alentejo, com o tema "Aproximando o Distante - Tradição e Vanguarda na Música Europeia (Séculos XVI-XXI)", tem a Hungria como país convidado e decorre até 07 de julho em dez concelhos do Alentejo.

O festival, organizado pela associação Pedra Angular, já incluiu visitas a património, concertos e ações de salvaguarda da biodiversidade em Vidigueira, Serpa, Odemira, Mértola, Ferreira do Alentejo, Beja, Elvas, Barrancos e Sines.

Santiago do Cacém vai acolher no fim de semana o último concerto e as últimas visitas a património e ação de salvaguarda da biodiversidade do festival deste ano, que terminará no dia 07 de julho, em Sines, com a cerimónia de entrega do Prémio Internacional Terras sem Sombra 2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório