Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Escritores portugueses debatem "esplendor do conto" em congresso

Vários escritores portugueses traduzidos para língua inglesa participam, a partir de quarta-feira, no Congresso Internacional do Conto Inglês, a decorrer em Lisboa, mas os dois únicos 'workshops' orientados por autores nacionais foram cancelados.

Escritores portugueses debatem "esplendor do conto" em congresso
Notícias ao Minuto

16:03 - 26/06/18 por Lusa

Cultura Lisboa

São mais de uma centena os escritores vindos de todo o mundo para participar naquele que é o 15.º Congresso Internacional do Conto em Inglês, e o segundo a decorrer em Lisboa, depois de uma edição em 2006, anunciaram os promotores do evento.

Organizado pela Faculdade de Letras e pelo Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL), em conjunto com a Sociedade para o Estudo do Conto em Inglês, o congresso vai decorrer entre os dias 27 e 30 de junho, na Universidade de Lisboa, subordinado ao tema "Além da história: o esplendor do conto".

O congresso do conto inglês é uma iniciativa que assinala, este ano, 30 anos de existência e que decorre de dois em dois anos, em países diferentes, tendo a última edição, de 2016, tido lugar em Xangai, na China.

Na página oficial do congresso, lê-se que escritores de várias nacionalidades vão reunir-se numa "cidade onde as culturas do mundo se encontram e as histórias da História se desenrolam em cada esquina".

"Neste cenário, escritores de ficção em inglês, ou autores que tenham sido traduzidos para o inglês, juntamente com estudiosos do conto, participarão em sessões de leitura, mesas redondas e painéis, bem como nas sessões mais tradicionais de apresentação de trabalhos", acrescenta.

Entre os autores portugueses presentes no congresso, contam-se Teolinda Gersão, Lídia Jorge, Hélia Correia, Maria Teresa Horta, Luísa Costa Gomes, Gonçalo M. Tavares, Mário de Carvalho, Jacinto Lucas Pires, José Riço Direitinho, Filomena Marona Beja, Onésimo Almeida e Rui Zink, entre outros.

Quanto aos estrangeiros, são esperados nomes como Robert Olen Butler, vencedor do Prémio Pulitzer, Clark Blaise, galardoado com o 'Lifetime Achievement Award' da Academia Americana de Artes e Letras, e Ge Liang, vencedor do 'Unitas Fiction Writer's Prize of Taiwan'.

O congresso conta ainda com a presença de alguns escritores lusodescendentes, como os luso-americanos Katherine Vaz e Darrell Kastin, ou como Minoli Salgado, do Sri Lanka.

Já durante o dia de hoje decorrem várias oficinas em inglês, cuja frequência não obriga à participação no congresso, duas das quais foram inicialmente indicadas para serem orientadas por Jacinto Lucas Pires e Luísa Costa Gomes, mas foram canceladas.

A organização considera este encontro uma oportunidade para destacar as variadas formas que o conto pode assumir, esbatendo fronteiras com outros estilos literários e ultrapassando o meio escrito, para se apropriar de "outros processos e linguagens artísticas, moldando-se novamente, num processo sem fim".

"Provando ser um meio extremamente resiliente, o conto tem vindo a mudar, ao longo dos tempos, as tendências estéticas, sem nunca perder o núcleo que o torna uma forma distinta de expressão do génio humano", acrescenta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório