Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Exposição que dá a conhecer a Rota das Catedrais é inaugurada hoje

Uma exposição inédita sobre o património das catedrais do país, com 110 peças, muitas delas tesouros nacionais, constitui um convite aos visitantes para conhecerem este "património único", e é hoje inaugurada no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

Exposição que dá a conhecer a Rota das Catedrais é inaugurada hoje
Notícias ao Minuto

09:01 - 26/06/18 por Lusa

Cultura Lisboa

Intitulada 'Na Rota das Catedrais - Construções (d)e Identidades', a mostra é inaugurada hoje, às 18:30, e ficará patente ao público a partir de quinta-feira, até 30 de setembro deste ano, na Galeria D. Luís.

"Esta exposição mostra um pouco do melhor que existe em todas as catedrais, edifícios muito importantes para a constituição de uma identidade nacional, secular, relacionada com os inícios da fundação da nacionalidade", disse à agência Lusa o comissário da mostra, Marco Daniel Duarte, historiador de arte e diretor do Museu do Santuário de Fátima, quando da montagem.

A exposição é uma iniciativa da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, que assinaram em 2009 um acordo de cooperação para desenvolvimento do projeto 'Rota das Catedrais'.

A iniciativa abrange todo o território português, e envolve parceiros locais, regionais e nacionais - através dos cabidos, paróquias e direções regionais de Cultura - a par de outras entidades, que, ao longo dos anos, levaram a diversas ações de valorização do património envolvido.

Os objetos expostos vão do mobiliário à ourivesaria, passando pela pintura, matéria têxtil, escultura, peças ligadas à prática litúrgica, livros antigos e partituras musicais.

"A partir desta exposição cultural e científica podemos olhar este património de forma mais consistente, valorizá-lo e amá-lo, um verbo que às vezes é tão difícil de usar, mas que é fundamental, porque só quando o amamos, podemos identificar e conseguimos preservar para as gerações que vêm a seguir", sublinhou o comissário.

Entre as 113 peças - muitas delas tesouros das catedrais, ou vindos de museus, bibliotecas e arquivos - estão pinturas, paramentos, documentos, objetos de culto e esculturas.

De acordo com o comissário, as peças percorrem um longo período temporal: a peça mais antiga é um prato de cerâmica do século VIII antes de Cristo, descoberto em escavações na Sé de Lisboa, e a mais recente uma escultura 'Pietá' de José Rodrigues, já do século XXI, da Catedral de Bragança.

O objetivo primordial "é que depois de o visitante passar por esta exposição sinta necessidade de fazer essa rota pelo país e conhecer Portugal a partir das catedrais".

Igualmente em declarações à agência Lusa, a arquiteta Paula Silva, diretora-geral do Património Cultural, apontou que "dificilmente este momento se repetirá", com um tão grande número de peças provenientes de catedrais de todo o país, de museus e de bibliotecas.

"É um momento único, e o objetivo desta exposição é voltar a chamar a atenção para a Rota das Catedrais, e dar-lhe uma nova dinâmica, convidando os visitantes a visitá-las", salientou.

Nesse sentido, é também lançado um roteiro para o público realizar as visitas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório